Em cerimônia realizada na manhã desta sexta-feira, 26 de abril, no Palácio dos Bandeirantes, o governador Tarcísio de Freitas anunciou um pacote de medidas para a construção de 43 mil novas moradias em 231 cidades do Estado de São Paulo. Campinas está entre os municípios que receberão uma parcela deste investimento estadual, que ultrapassa R$ 5 bilhões.
A cidade vai receber 752 novas unidades habitacionais. São 602 Cartas de Crédito Imobiliário (CCI) e 150 unidades que serão construídas pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU).
O prefeito Dário Saadi falou sobre a importância das novas unidades habitacionais para diminuir a fila por moradias em Campinas. “São 150 unidades que a CDHU vai construir em Campinas que, somadas às 602 cartas de crédito do programa Casa Paulista, vão ajudar a reduzir ainda mais o déficit habitacional. Quando nós assumimos o governo, esse déficit era de 42 mil pessoas, famílias na fila. Hoje estamos em 18 mil, já reduzimos muito, e ações como essa em parceria com o Governo do Estado vão ajudar a reduzir mais ainda”, destacou o prefeito.
Durante o anúncio do lançamento das 43 mil unidades habitacionais, o governador Tarcísio de Freitas citou a produção direta da CDHU, as cartas de crédito e a parceria público privada para requalificação da área central da cidade de São Paulo.
“A CDHU é um canal de produção direta, mas a carta de crédito é da família que recebe três salários mínimos e não teria condições de realizar o sonho da casa própria e, com um pouco de dinheiro, a gente possibilita essa conquista. Nós estamos lançando também a PPP para requalificação do centro da cidade, esse elenco de opções vai nos ajudar a entregar o melhor para São Paulo”, pontuou.
Segundo informações do subsecretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano do Estado de SP, José Police Neto, nos últimos 15 meses, Campinas foi a recordista em contratação de imóveis de habitação de interesse social no Estado.
📲 Participe dos canais VTV News no WhatsAppNeste período, Campinas recebeu 1.386 cartas de crédito do Programa Habitacional Casa Paulista. O crédito é disponibilizado para as construtoras diretamente e vai para as famílias no processo de compra do imóvel. O controle é feito pelo Governo do Estado.
PPP de Requalificação da Área Central de SP
A Parceria Público-Privada para requalificação da área central da cidade de São Paulo tem foco na habitação e está combinada com várias intervenções no centro paulistano.
Para efetivar o projeto, o Governo do Estado já publicou Decreto de Declaração de Utilidade Pública (DUP) da área.
Por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDHU) e da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU), governo está atendendo moradores e comerciantes da área afetada, para esclarecer a situação e dar opções, como ser indenizado pela desapropriação ou receber uma unidade habitacional que será produzida no projeto de PPP para a requalificação do centro paulistano.