fbpx

VTV News | Notícias do Interior e Litoral de São Paulo

Search
Close this search box.

Cônsul-geral da Itália mira diminuir fila de espera para obter cidadania em SP

No cargo desde 2022, Domenico Fornara concedeu entrevista ao Portal VTV News e também ao podcast "Tudo Pode"

O cônsul-geral da Itália em São Paulo visitou nesta segunda-feira (22/07) a sede da VTV, afiliada do SBT, em Campinas. Em entrevista ao Portal VTV News, Domenico Fornara falou sobre seu desejo em diminuir o tempo da fila de espera para a obtenção da cidadania italiana por brasileiros que possuem esse direito.

“Nos últimos dois anos estamos trabalhando para cortar a fila de espera para tirar a cidadania. Há dois anos, a fila era de 11 anos, hoje ela reduziu para 7 anos”, contou o cônsul. Domenico acrescentou ainda que tem o intuito de, um dia, acabar com a espera. “Meu objetivo é acabar com essa fila de espera, mas com os recursos e estrutura que temos atualmente diante dos milhares de pedidos de obtenção da cidadania, não conseguimos fazer isso ainda”, disse. Ainda não há uma previsão para que isso aconteça. (veja abaixo)

A imigração italiana para o Brasil completou 150 anos em fevereiro deste ano, de lá pra cá muitos italianos passaram pelo país deixando tradições culturais e descendentes, que têm o direito de possuir cidadania da Itália. Foi na cidade de São Paulo que esses imigrantes se instalaram em sua maioria, reflexo disso é que cerca de 90% dos ítalo-descendentes estão no município, de acordo com o cônsul-geral. Campinas é a segunda cidade com mais demanda de descendentes italianos pela cidadania, possuindo um representante do consulado na metrópole. (veja abaixo)

Domênico Fornara afirmou ainda na entrevista ao Portal VTV News que São Paulo é o lugar mais italiano depois da própria Itália, claro. Segundo Fornara, são 365 mil ítalo-descendentes cadastrados no consulado e a cada ano a instituição recebe, em média, mais 40 mil pessoas com descendência italiana. (veja abaixo)

“Além de oferecermos serviços aos italianos cadastrados, como passaporte e estado civil, eles também podem votar nas eleições da Itália. É um trabalho intenso, mas temos o papel não só de assistir os ítalo-descendentes, mas também de realizar trocas bilaterais entre Brasil e Itália, ajudando culturalmente e economicamente”, explicou o cônsul-geral da Itália em São Paulo.

O cônsul foi recebido pelo diretor executivo da emissora, Marcus Mansur. Depois, Domenico Fornara foi convidado a participar do podcast Tudo Pode, com apresentação de Marielle Jacon.

Confira abaixo o bate-papo com o cônsul-geral Domenico Fornara no programa Tudo Pode:

*Colaborou para a reportagem Tiago Campos

Autor

Mais lidas

Criminosos invadem concessionária e roubam motos em São Vicente; Vídeo

Homem resiste à prisão e coloca fogo no próprio corpo em Santa Bárbara d’Oeste; Vídeo

Dupla é presa furtando ótica na área central de Americana

PM é flagrado jogando homem de ponte na zona sul de São Paulo

Mega-Sena da Virada 2024 ultrapassa o prêmio de R$ 500 milhões

VEJA TAMBÉM