O Dia do Agricultor é comemorado no dia 28 de julho e tem o objetivo de valorizar desde os pequenos produtores no campo até grandes famílias que administram negócios agrícolas.
Segundo a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), a agricultura é um dos setores que mais contribui para o crescimento do PIB nacional, respondendo por 21% da soma de todas as riquezas produzidas, um quinto de todos os empregos e 43,2% das exportações brasileiras, alcançando US$ 96,7 bilhões em 2019.
Os agricultores são pessoas que se dedicam diariamente ao trabalho no campo, englobando atividades como o preparo do solo e o manejo das pragas e doenças nas lavouras, com o intuito de aumentar a produtividade. E o que tem ajudado esses trabalhadores é a tecnologia.
Luis Felipe é agricultor no município de Mogi Mirim e se recorda de quando era pequeno; ele via seu pai trabalhando nas plantações e conta que, naquela época, era exigido mais trabalho braçal do que hoje em dia. “Depois que começou a dar uma modernizada, apareceram esses tratores mais compactos e ajudaram bastante, principalmente na produtividade”, conclui.
📲 Participe dos canais VTV News no WhatsAppDe acordo com o agricultor, muitas tarefas são facilitadas pelo auxílio das máquinas, como pulverização, aplicação de herbicidas, roçadeira e até mesmo carreta para transportar as mercadorias.
As máquinas vieram para auxiliar os produtores rurais e não substituí-los, aponta Fernando Figueiredo, gerente comercial agrícola da Yanmar. “O produtor rural é o cérebro do negócio; é ele quem põe a semente no chão e espera ela crescer. Isso é muito valioso”, relata.