fbpx

VTV News | Notícias do Interior e Litoral de São Paulo

Search
Close this search box.

Baixa umidade relativa do ar e altas temperaturas requerem cuidados com a saúde

Recomendação é tomar muita água, evitar sol e exercícios nos horários mais críticos; Secretaria de Educação recomendou suspensão de atividades físicas

A Defesa Civil de Campinas alerta a população para os baixos índices de umidade relativa do ar (URA) e altas temperaturas. O município está em Estado de Alerta com a URA chegando a 14% às 13h40. O ideal é acima de 60%. Às 12h20 a temperatura chegou a 33,3º centígrados. O Departamento orienta que as pessoas não se descuidem de tomar água e evitem caminhar ou fazer outras atividades físicas ao ar livre nos horários mais críticos, entre 10h e 16h. Também pode ser usado soro para lubrificar olhos e nariz. Queimadas não devem ser feitas. A Secretaria Municipal de Educação recomendou a suspensão das atividades de Educação Física.

O coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, explica que, tradicionalmente, agosto é o mês mais seco do ano na região. “Ontem a umidade do ar chegou ao índice de 14%, às 13h. Esse é um índice muito baixo que coloca o município em Estado de Alerta e a tendência é de baixar mais ainda, até chegar ao nível de emergência, quando a URA fica abaixo de 12%. Essa secura, além de gerar desconforto é uma questão importante de saúde pública por isso as pessoas devem tomar bastante água e, se perceberem qualquer anormalidade, procurar ajuda médica”, destacou.

Furtado reforça ainda a importância de coibir qualquer tipo de incêndio. “É fundamental que as pessoas não provoquem nenhum tipo de queimada. Qualquer queima de lixo, com esse tempo extremamente seco e quente, tem grande probabilidade de propagação rápida do fogo e os incêndios agravam as questões de saúde da população. Por isso, é extremamente necessário que as pessoas fiquem alertas, não coloquem fogo para limpeza de terrenos ou queima de lixo e, ao avistarem uma queimada, entrar em contato com o Corpo de Bombeiros pelo 193 ou com a Defesa Civil pelo 199″, aconselhou Furtado.

Em caso de soltura de balões por ser crime, as pessoas devem acionar a Polícia Militar pelo 190 ou a Guarda Municipal pelo 153. Todos os locais em que houve registro de foco de incêndio são vistoriados. A identificação dessas áreas permite notificar os proprietários e diminuir reincidências. Campinas tem uma lei municipal que proíbe queimadas. Com base nessa legislação, é proibido o uso do fogo para ações como limpeza de terreno, por exemplo. Quando isso ocorre o município aplica penalidades como multa e, dependendo da extensão, também é feito o termo do ajustamento de conduta para a reparação do dano ambiental causado.

Secretaria de Educação recomenda a suspensão das aulas de Educação Física

O fim de semana deve ser de temperatura mais baixa, mas até sexta-feira (23) de acordo com a Defesa Civil, a baixa umidade do ar e as temperaturas altas continuam. Por conta disso, a Secretaria Municipal de Educação recomendou a suspensão das aulas de Educação Física.

As equipes gestoras das escolas e os professores de Educação Física foram orientados a evitarem atividades físicas com os alunos principalmente nas quadras esportivas descobertas.

As aulas devem ser realizadas em espaços cobertos e arejados. Podem ser aplicadas, por exemplo, atividades lúdicas em sala de aula, como xadrez, dama, entre outras. Deve-se evitar a exposição dos alunos ao sol, orientá-los a tomarem água com mais frequência e usarem roupas leves.

Conheça os índices da URA que requerem cuidados

  • Estado de Atenção: URA entre 21 e 30%, quando o índice fica abaixo de 30% é preciso evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 15 horas; umidificar o ambiente com vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhamento de jardins etc.; sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas etc.; consumir água à vontade.
  • Estado de Alerta: URA entre 12 e 20% é preciso observar as recomendações do estado de atenção; evitar aglomerações em ambientes fechados; usar soro fisiológico para olhos e narinas.
  • Estado de Emergência: URA abaixo de 12% além de observar as recomendações para os estados de atenção e de alerta; determinar a suspensão de atividades que exijam aglomerações de pessoas em recintos fechados, entre 10h e 16h; durante as tardes, manter com umidade os ambientes internos, principalmente quarto de crianças, hospitais etc.

Autor

Mais lidas

Criminosos invadem concessionária e roubam motos em São Vicente; Vídeo

Homem resiste à prisão e coloca fogo no próprio corpo em Santa Bárbara d’Oeste; Vídeo

Dupla é presa furtando ótica na área central de Americana

PM é flagrado jogando homem de ponte na zona sul de São Paulo

Mega-Sena da Virada 2024 terá prêmio de R$ 600 milhões

VEJA TAMBÉM