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Black Friday: Procon Campinas divulga cartilha com dicas ao consumidor

Entre as orientações do órgão estão os cuidados com as compras via internet e em lojas físicas

O Procon Campinas divulgou uma cartilha com dicas ao consumidor para as compras durante a Black Friday, data famosa em que diversas lojas virtuais e físicas fazem promoções. Este ano os descontos serão concedidos no dia 29 de novembro. O órgão orienta os consumidores sobre os cuidados necessários para boas práticas de compras tanto pela internet como nas lojas físicas.

No dia da Black Friday, verifique se o produto desejado realmente está entre os itens da promoção. Vale ainda, antes mesmo da data, conferir se a loja em que está interessado em fazer a compra possui endereço físico para eventuais problemas e se possui muitas reclamações de consumidores. Se o vendedor estiver irregular, é melhor já tirar da lista. É possível consultar alguns dados da empresa na Junta Comercial ou site da Receita Federal.

Compras pela internet

Nas compras pela internet é importante analisar o site antes de realizar as compras verificando se o vendedor informa dados para localização e contato como: endereço completo, CNPJ, telefone e também se tem loja física caso ocorra algum problema.

Além disso, antes de realizar as compras, para se resguardar de eventuais problemas, o consumidor deve capturar as telas veiculadas com a publicidade do produto em oferta e ter muito cuidado com links indiretos com promoções, especialmente se enviados por e-mail ou redes sociais.

“O ideal é digitar o endereço do estabelecimento diretamente no seu navegador e, para evitar comprar de fornecedores eventualmente irregulares, é interessante que o consumidor pesquise a situação cadastral da empresa na Junta Comercial e na Receita Federal”, destaca a diretora do Procon Campinas, Yara Pupo.

O consumidor deve estar muito atento. É preciso conferir se o site usa sistema de pagamento protegido e, mesmo que o site seja seguro, as senhas também devem ser. Use números, letras e símbolos. Não repita a mesma senha em outros sites ou algo muito fácil como aniversários, telefones, sobrenome ou outros dados que possam ser acessados se perder os documentos.

A diretora lembra ainda que é importante refletir sobre a real necessidade do produto e se as condições estão boas para comprá-lo. “Mesmo que muitos estabelecimentos comerciais e sites divulguem promoções, deve-se evitar as compras por impulso. Por isso, é bom listar antes o que quer comprar, conferir os preços usuais para ver se a oferta realmente compensa ou se a compra pode ser feita em outro momento e, principalmente, se o orçamento familiar pode suportar esse gasto”, diz.

Cuidados no momento da compra

No momento da compra, há vários cuidados a tomar, como conferir as características do produto: validade, indicação de uso, composição, quantidade, preço, frete, data de entrega e checar a política de troca. Os fornecedores não são obrigados a realizar uma troca porque o consumidor se arrependeu da cor escolhida, mas se tiverem uma regra têm de cumpri-la.

Antes de realizar pagamentos, é importante fazer a dupla checagem e verificar, especialmente nos casos envolvendo pagamento por PIX, quem é o destinatário do valor. Na dúvida, é melhor contatar o estabelecimento em seus canais oficiais.

Para evitar que os dados do cartão fiquem armazenados, é possível gerar um cartão virtual no aplicativo do banco para usar só em uma compra e apagar depois.

Compras nas lojas físicas

Para as compras nas lojas físicas o consumidor também deve ficar atento e ter em mente que é seu direito ter informações básicas relacionadas ao produto.

Os fornecedores costumam apontar quais itens fazem parte da Black Friday, o consumidor precisa verificar quais são os produtos que estão na promoção. Nos casos de entrega verifique com a loja a data e turno (manhã, tarde e noite). Se houver necessidade de montagem, o estabelecimento deve informar se há valor da cobrança.

Informe-se sobre a política de troca do estabelecimento, pois trocar produtos sem defeitos é liberalidade do comerciante. Exija a nota fiscal ou cupom fiscal de compra.

Para as compras que envolvam financiamento, o fornecedor deve informar sobre o preço do produto ou serviço em moeda corrente nacional; juros de mora e taxa efetiva anual. Entre outras informações, apresentar o valor final com e sem financiamento, a quantidade de parcelas, total de encargos, de qualquer natureza, previstos para o atraso no pagamento.

Serviço

Código de Defesa do Consumidor (CDC) – todos os estabelecimentos comerciais físicos devem manter um exemplar do CDC em lugar visível e de fácil acesso para possíveis consultas

Dúvidas: entre em contato com o Procon pelo 151

Demais informações: https://procon.campinas.sp.gov.br/.

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