fbpx
Search
Close this search box.

Alesp abre portas e oferece capacitação cidadã para jovens de São Paulo

Mais de 20 jovens participaram do projeto

A Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) recebeu, nesta sexta-feira (22), mais de 20 jovens, que participaram do projeto Democracia Jovem. Eles tiveram a oportunidade de realizar uma experiência interativa sobre educação cidadã e política.

A atividade de portas abertas oferecida pelo Instituto do Legislativo Paulista (ILP) e a Divisão de Comunicação Social (DCS) proporciona aos visitantes uma compreensão dos processo democrático a partir da atuação do Legislativo paulista.

Antes do evento na Alesp, os jovens participaram do curso online Jovem Legislador. Segundo o ILP, a série de aulas incentiva a juventude a explorar questões políticas, “buscando letrar o jovem politicamente, fornecendo a ele ferramentas e demonstrando caminhos de por onde alcançar melhorias em políticas públicas e causas escolhidas”.

No Plenário Tiradentes, espaço onde os deputados estaduais debatem as matérias legislativas nas comissões permanentes, os participantes do Democracia Jovem simularam a deliberação de uma proposição dentre as 40 enviadas como sugestões de leis para o ILP. Na atividade, Kauany Silva, foi eleita presidente da reunião. “Se fosse deputada por um dia meu projeto seria sobre moradia e emprego para jovens de 19 a 29 anos”, comentou.

Escolhida relatora, Ana Vitória Santos conta que a experiência na Alesp despertou o interesse em conhecer melhor o trabalho dos parlamentares e explorar os bastidores da política paulista. “Foi muito divertido. Gosto de ver as pessoas debatendo”, declarou a jovem que ainda não conhecia o Palácio 9 de Julho, sede do Legislativo estadual. “Vou voltar mais vezes aqui”, afirmou a jovem relatora.

Os participantes dessa edição do Democracia Jovem fazem parte de um programa assistencial da Prefeitura de São Paulo voltado para a formação de jovens em temas como fabricação digital, empreendedorismo, mercado de trabalho, direitos humanos e cidadania.

A atividade é uma contribuição da Alesp para atingir dois Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU): Educação de Qualidade (ODS 4) e Paz, Justiça e Instituições Eficazes (ODS 16).

Autor

Mais lidas

Mulher é investigada após levar bebê supostamente achado em lixeira à UPA

MP pede que trio acusado de matar Igor Peretto indenize família em R$ 300 mil

Adolescente de Rio Claro morre afogado durante excursão escolar

Igor Peretto descobriu a traição da esposa enquanto estava no carro com Mario Vitorino

Confira as mensagens que Mário trocou com esposa de Igor Peretto antes do crime

VEJA TAMBÉM