Charlie Kirk, ativista da direita americana e aliado político de Donald Trump, foi baleado nesta quarta-feira (10) enquanto discursava em um evento ao ar livre na Universidade Utah Valley, nos Estados Unidos. O ataque gerou forte comoção no meio conservador, inclusive por parte do próprio Donald Trump, o que levou à prisão de um suspeito e mobilização de agentes federais para o campus.
Um vídeo compartilhado pela deputada republicana Marjorie Taylor Greene mostra o momento em que Kirk é atingido por um disparo durante sua fala diante de uma multidão. Um estalo, semelhante ao som de um tiro, é ouvido antes de Kirk levar a mão ao pescoço e cair da cadeira. Em seguida, há correria entre os presentes.
Segundo a Fox News, Kirk foi hospitalizado. A universidade confirmou à Reuters que “um tiro foi disparado de um prédio próximo e temos um suspeito sob custódia”. Um vídeo que circula nas redes mostra um homem de cabelos grisalhos sendo algemado, mas sua identidade não foi oficialmente confirmada até o momento. O estado de saúde do ativista ainda não foi divulgado.
Reações e mobilização política
Logo após o incidente, Donald Trump publicou na rede Truth Social: “Devemos todos rezar por Charlie Kirk, que foi baleado. Um cara incrível, do começo ao fim. Que Deus o abençoe.” O vice-presidente, J.D. Vance, também se manifestou no X: “Faça uma oração por Charlie Kirk, um cara genuinamente bom e um jovem pai.”
O diretor do FBI, Kash Patel, afirmou que agentes da agência estão no local e que “estão monitorando de perto os relatos do trágico tiroteio envolvendo Charlie Kirk. Nossos pensamentos estão com ele, seus entes queridos e todos os afetados.”
Figura central no conservadorismo universitário
Fundador do grupo estudantil conservador Turning Point USA, Kirk é um dos principais nomes da nova geração do conservadorismo americano. A organização sem fins lucrativos tem presença em mais de 3.500 escolas e universidades nos 50 estados norte-americanos. Ele desempenhou papel relevante na mobilização do eleitorado jovem para Trump nas últimas campanhas.
Além do trabalho político, Kirk é autor de livros como Campus Battlefield e The College Scam, em que critica duramente o sistema universitário americano. Com audiência expressiva, apresenta diariamente o The Charlie Kirk Show, programa de rádio transmitido nacionalmente, e comanda um dos podcasts mais populares dos EUA. Nas redes sociais, soma mais de 14 milhões de seguidores.
Ainda não há previsão de pronunciamento oficial por parte da Universidade Utah Valley sobre a motivação do ataque. As investigações seguem em andamento.