Search
Close this search box.
Cotidiano

Campinas faz primeiro sepultamento de animal no Cemitério dos Amarais

Cachorro Pingo foi sepultado no jazigo de sua família

Campinas fez o primeiro enterro de animal em cemitério municipal na tarde desta quinta-feira (18/04). Os cemitérios públicos da cidade passaram a ter autorização para enterrar animais de estimação desde que a Lei que autoriza o sepultamento foi sancionada em 8 de março e regulamentada por resolução de 8 de abril deste ano.

Foi a Setec (Serviços Técnicos Gerais), autarquia responsável pelo solo público de Campinas, que realizou esse primeiro sepultamento no Cemitério dos Amarais. O cachorro Pingo, de 7 anos, pertencia à tutora Maria Helena Batista Rodrigues. O animalzinho, de cor avelã, era um cruzamento da raça Rottweiler com Labrador.

Poucas cidades do Brasil permitem sepultar animais nos cemitérios. A lei é inovadora neste aspecto e também atende a questão ambiental, uma vez que prevê a destinação adequada dos corpos dos pets. Em Campinas, os animais podem ser enterrados no Cemitério da Saudade, Cemitério dos Amarais e Sousas. É possível levar outros pets para se despedirem daquele que faleceu, desde que usem guia ou coleira para que não haja risco para outros frequentadores do cemitério.

O sepultamento custa R$ 233,29 e o valor é o mesmo independentemente se o animal pesar 5 kg ou 120 kg (peso máximo). O enterro sai por R$ 116,64, caso o tutor decida sepultar somente as cinzas. Os custos são menores que os praticados por cemitérios particulares de animais.

VEJA TAMBÉM