fbpx
Search
Close this search box.

Campinas faz campanha para acabar com assédio no transporte público

Nesta sexta-feira, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) dá início a uma extensa mobilização, que inclui ações dentro e fora da empresa, com perfil solidário, de saúde e conscientização sobre questões relacionadas às mulheres. O objetivo é promover o diálogo e a informação, com diversos parceiros, permitindo ampliar a voz feminina e fortalecer os seus direitos.

Ações internas iniciam agenda

A programação tem o seu pontapé inicial na data comemorativa, quando as colaboradoras, terceirizadas, estagiárias e patrulheiras da empresa participarão de evento para que possam se conectar com a cidade, outras mulheres e consigo. Em um passeio de ônibus organizado em duas turmas, com veículos cedidos pela VB Transportes e a Campibus, elas terão apresentações sobre iniciativas que beneficiam as mulheres na mobilidade de Campinas, como o “Botão de Emergência na Luta Contra o Assédio”, o “Bela”, que está disponível no aplicativo “Emdec”. A ferramenta foi criada para que vítimas ou pessoas que presenciem situações de assédio no ônibus enviem denúncias, permitindo que a Guarda Municipal aborde o veículo.

O passeio também inclui o “Abrigo Amigo”, que promove companhia remota a quem aguarda o ônibus no período noturno, por meio de painel interativo, com atendimento. A iniciativa, que tem como público-alvo principal mulheres e pessoas vulneráveis, é da empresa Eletromidia, desenvolvida em conjunto com a agência AlmapBBDO, envolvendo a Prefeitura de Campinas, a Emdec e a Secretaria de Transportes (Setransp). Depois, as colaboradoras realizarão ginástica laboral em meio à natureza, no Bosque dos Jequitibás, e retornarão à Sede da Emdec, para café entre colegas de trabalho.

Pauta inclui dignidade menstrual e exames de saúde da mulher

Ao longo do mês, as mulheres que compõem o público interno também terão a oportunidade de participar de duas ações realizadas com o apoio do Hospital de Amor: uma palestra sobre “Autoconhecimento e autoliderança feminina – hábitos e comportamentos de sucesso”, no dia 14 de março, e a realização de exames de Papanicolau e de mamografia, sendo estes também estendidos a familiares (mãe, filha, irmã, tia). Em caso de necessidade, a instituição dará encaminhamento para exames complementares ou tratamento.

Enaltecendo a ocupação de diversos espaços pelas mulheres e tendo como exemplo as agentes da mobilidade urbana, um painel será grafitado pelos artistas Cabelin (Hélio Domingues da Luz) e Kranium (Leandro Ferreira dos Santos), na sede da Emdec, nos dias 9 e 10 de março. Para a ilustração, que também celebra os 30 anos da Emdec, Cabelin se inspirou na agente da mobilidade urbana Edna Aparecida dos Santos, que atua em ações educativas.

Em março, a empresa também difundirá, em seus meios internos de comunicação, informações sobre o grupo de apoio Mulheres que Amam Demais Anônimas (MADA), bem como outros serviços de apoio e proteção disponíveis em Campinas.

E uma ação solidária voltada à dignidade menstrual convida todos os funcionários a participarem de arrecadação de absorventes higiênicos e lenços umedecidos até o dia 29. Os itens serão doados para pessoas atendidas pelo Centro de Referência e Apoio à Mulher em Campinas (Ceamo).

Combate ao assédio no ônibus e reforço a paradas fora do ponto à noite

Assim como na ação solidária, nem todas as iniciativas envolvem exclusivamente as mulheres, mas buscam a conscientização e engajamento da sociedade em prol dos direitos femininos. Outro exemplo é um material criado pela Emdec para os motoristas de ônibus, que será distribuído às empresas que operam o transporte público. O folheto reforçará informações sobre o funcionamento do “Botão de Emergência na Luta Contra o Assédio”, o “Bela”; e a “Lei da Parada Segura” (nº 8.310, de 17 de março de 1995), que permite a parada fora dos pontos de ônibus após as 22h, por questões de segurança.

O reforço do “Bela” como ferramenta de combate ao assédio no transporte também será feito no Terminal Central, em ação nos dias 19, 20, 26 e 27 de março. A iniciativa envolverá as equipes das Divisões de Desenvolvimento Institucional e de Educação da Emdec, que abordarão usuárias do transporte público para apresentar e explicar como funciona o “Bela”.

O botão de emergência também será difundido em 1 mil adesivos, que serão afixados nos ônibus, em parceria da Emdec com a Associação das Empresas do Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc) e o Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano e Urbano de Passageiros da Região Metropolitana de Campinas (Setcamp). A ação visa ampliar o conhecimento de todos os usuários do transporte público sobre a ferramenta, já que a denúncia pode ser feita por vítimas ou testemunhas de casos de assédio.

E em suas redes sociais, a Emdec produzirá homenagem às mulheres e, também, conteúdos de conscientização e divulgação de iniciativas e direitos das mulheres na mobilidade urbana de Campinas.

Autor

Mais lidas

Mulher é investigada após levar bebê supostamente achado em lixeira à UPA

MP pede que trio acusado de matar Igor Peretto indenize família em R$ 300 mil

Adolescente de Rio Claro morre afogado durante excursão escolar

Igor Peretto descobriu a traição da esposa enquanto estava no carro com Mario Vitorino

Confira as mensagens que Mário trocou com esposa de Igor Peretto antes do crime

VEJA TAMBÉM