Dois equipamentos de fiscalização eletrônica foram vandalizados na Avenida Camucim, na altura da Rua Renê Descartes, no Jardim Marajó.
O crime aconteceu na noite da sexta-feira, (29/03) . Um dos radares foi derrubado e completamente danificado. O outro, no sentido oposto, não chegou a cair, mas teve a estrutura comprometida. Agentes da Mobilidade Urbana sinalizaram o local para prevenir acidentes e para que técnicos da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) pudessem fazer vistoria e avaliar as condições dos equipamentos. Um deles já foi retirado. Não há previsão para reinstalação dos radares.
É importante ressaltar que a instalação desses equipamentos foi um pedido do Conselho de Segurança da região. A avenida Camucim, na região do Ouro Verde, está entre os pontos com alto índice de acidentalidade, em Campinas. Por isso mesmo, ela aparece em terceiro lugar no ranking que mede a quantidade de pedidos de instalação de radares, por parte da população. Os equipamentos vandalizados nesta sexta-feira tinham sido instalados em uma área de grande circulação de estudantes e ainda estavam em fase de testes.
Vandalismo reincidente
É a segunda vez que esses equipamentos são alvos de vândalos. Em janeiro deste ano, um desses radares já tinha sido atacado por criminosos.
Vale lembrar que os radares são instrumentos para preservação de vidas no trânsito, assim como a aplicação de penalidades também é a maneira de favorecer o cumprimento das leis vigentes e de prevenir acidentes e mortes no trânsito. Juntamente com as ações educativas e de engenharia de tráfego, a fiscalização é instrumento do Poder Público para promover a segurança viária e salvar vidas no trânsito.