A Polícia Federal realizou na manhã desta quarta-feira (03/04) a operação Replacement, que visa apurar o desvio de mais de R$ 1 milhão da agência da Caixa Econômica Federal, em Itatiba. A investigação começou em julho de 2023, a partir de informações fornecidas pela Corregedoria da própria Caixa Econômica Federal.
Segundo a PF, o investigado teria, entre outubro e novembro de 2022, enquanto gerente da agência, fraudado cinco contas de clientes idosos, todas com saldo elevado e sem movimentações recentes. O crime envolvia utilização das funções de gerente para solicitação de novo cartão de movimentação das contas, cadastro ou alteração de senhas, e cadastro de dispositivos para internet banking. Com isso, foram efetuados saques, pagamentos, transferências de valores para contas de terceiros, emissão de Pix e compras na função débito.
Foram cumpridos nesta quarta-feira dois mandados de busca e apreensão que foram expedidos pela 1ª Vara Federal de Bragança Paulista, ambos no município de Amparo, em endereços residenciais ligados ao investigado. Segundo a Polícia Federal, o objetivo das buscas é recolher documentos que possam demonstrar as movimentações e o possível envolvimento de terceiros no esquema. Joias, relógios, celulares e um veículo que possam ter sido adquiridos com dinheiro desviado das contas das vítimas foram apreendidos durante as buscas.
A pena prevista para o crime investigado, peculato, pode chegar a 12 anos de prisão. O gerente foi afastado de suas funções e demitido pela Caixa.