Este é o terceiro fim de semana com esquema especial de atendimentos.
Neste sábado (06/04), 9 centros de saúde (CSs) vão funcionar com horário ampliado para receber pacientes com sintomas de dengue. O objetivo é reforçar a assistência diante do contexto da epidemia e reduzir a demanda por atendimentos de urgência e emergência na Rede Mário Gatti. As unidades que funcionam das 7h às 17h são: Aeroporto, Santa Lúcia, DIC I, Campo Belo, Aurélia, Florence, Valença, São Quirino e Vila Ipê.
Das 7h às 13h, as unidades receberão todos os casos e das 13h às 17h o atendimento vai ser direcionado para pacientes com sintomas de dengue: febre, dor de cabeça, dor no corpo e dor nos olhos, vômito, dor nas articulações e manchas vermelhas no corpo.
No sábado, o Laboratório Municipal também funciona para receber amostras de exames. Já o CS Vista Alegre permanece fechado por conta de uma interrupção de energia, com manutenção programada.
Nos dois sábados anteriores, os CSs receberam, respectivamente, 1.071 e 678 pacientes. A avaliação é de que houve redução entre as duas semanas em razão do feriado prolongado da Semana Santa. Campinas declarou situação de emergência pública, em decorrência da dengue, no dia 7 de março. De 1º de janeiro até a última quinta-feira, 4 de abril, foram registrados 39.412 casos e oito mortes na cidade.
A pessoa que tiver febre deve procurar um centro de saúde imediatamente para diagnóstico clínico. Já quem estiver com suspeita de dengue ou doença confirmada e apresentar sinais de tontura, dor abdominal muito forte, vômitos repetidos, suor frio ou sangramentos deve buscar o quanto antes por auxílio em pronto-socorro ou em UPA. Além disso, a Secretaria da Saúde da cidade faz um apelo para que a população não banalize os sintomas e também não realize automedicação, já ela que pode comprometer a avaliação médica, tratamento e recuperação.
Os endereços dos 68 Centros de Saúde de Campinas estão disponíveis no site da Prefeitura.
Isabela Meletti (Sob supervisão)