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Cotidiano

Selo Agro do Governo para boas práticas precisa ser mais divulgado com o público

Você já ouviu falar do “Selo Mais Integridade”? Trata-se de um distintivo de honra concedido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) a empresas e cooperativas do agronegócio que se destacam por suas práticas de integridade, responsabilidade social e sustentabilidade ambiental. Na prática, ele fica excessivamente restrito ao mercado agro. De forma mais abrangente, deveria ser mais divulgado e dar mais evidência aos envolvidos. Isso significa que, na medida que todos acompanhem mais de perto a trajetória dessa “certificação pública” há um ganho significativo para todos os envolvidos. Isso porque, em hipótese nenhuma, as empresas que fazem um trabalho íntegro podem estar envolvidas em práticas que coloquem em check a sua idoneidade. A sociedade deve reverenciar e divulgar as empresas que fazem seu papel social de maneira clara e consistente e, como uma moeda tem dois lados, denunciar àquelas quepossuem iniciativas que entram em choque com a finalidade do “Selo Mais Integridade”.

Mas o que isso realmente significa e por que este selo é tão importante?

Imagine um prêmio concedido às empresas que não apenas produzem alimentos de alta qualidade, mas também se preocupam com o meio ambiente, tratam seus funcionários de forma justa e ética e contribuem para o desenvolvimento sustentável da comunidade. Assim é o “Selo Mais Integridade”, que reconhece e valoriza as organizações que não apenas buscam o lucro, mas também se preocupam com o bem-estar das pessoas e do planeta.

O processo de premiação é rigoroso e criterioso. As empresas e cooperativas interessadas em receber o selo devem demonstrar um compromisso genuíno com a integridade, a ética e a sustentabilidade em todas as áreas de sua operação. Isso inclui desde práticas de gestão responsável até iniciativas de responsabilidade social e ambiental.

Em 2024, a certificação chegou à sua 6ª edição, entregues em duas categorias distintas: o Selo Verde, para as empresas que recebem sua primeira certificação, e o Selo Amarelo, para aquelas que reafirmam as boas práticas em sua gestão. Ao todo 27 empresas e cooperativas conquistaram o Selo, sendo 11 premiadas com o Selo Verde e 16 com o Selo Amarelo.

O secretário-executivo do Mapa, Irajá Lacerda, explicouem um evento para a imprensa, em Brasília, que o ministério está empenhado cada vez mais em auxiliar todos os empreendedores do agro brasileiro e de todos os setores produtivos para que proporcionem mais desenvolvimento na economia nacional. Ele afirma que este é um dos projetos mais importantes do Mapa e do Brasil. Além disso, é nítido o exercício de superação que cada empreendedor realiza para vencer esse desafio e culminar no recebimento do prêmio. Um trabalho de equipe, de muita dedicação, organização e comprometimento.

Benefícios da Premiação

Receber o “Selo Mais Integridade” não é apenas uma questão de prestígio, mas também traz uma série de benefícios tangíveis para as empresas e cooperativas agraciadas. Além do reconhecimento público, as organizações premiadas podem desfrutar de uma reputação aprimorada, acesso a novas oportunidades de negócios e parcerias, e até mesmo vantagens financeiras, como melhores condições de crédito junto a instituições financeiras.

Veja a lista das empresas que conquistaram o Selo em 2024:

• Selo Verde

AgrosbAgropecuaria S.A.

Bayer S.A

BP Bunge Bioenergia S.A.

Cocamar Cooperativa Agroindustrial

ElancoBrazil Holdings Ltda

Eldorado Brasil Celulose S.A.

FMC Química do Brasil Ltda

Fosnor – Fosfatados do Norte-Nordeste S.A

Itaueira Agropecuária S.A.

M Cassab Comercio e Industria Ltda

Vossko do Brasil Alimentos Congelados Ltda

• Selo Amarelo: 1ª premiação

Agrobiológica Soluções Naturais Ltda

Agrobiológica Sustentabilidade S.A.

Aliança Agrícola do Cerrado S.A.

Basf S.A.

Girassol Agrícola Ltda

Laticínios Bela Vista S.A.

Ouro Fino Química S.A.

Sinagro Produtos Agropecuarios S.A.

Suinco – Cooperativa De Suinocultores Ltda

• Selo Amarelo: renovação

Adecoagro Brasil Participações S.A.

Elcio Ramos é jornalista e trabalha há mais de vinte anos com empresas e associações de classe do agronegócio. É diretor da Haka 360, consultoria especializada em estratégias de marketing e fundador da Newslink Comunicação, empresa especializada em comunicação e relacionamento empresarial.
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