Uma nova pesquisa divulgada a sete meses das eleições americanas revela que o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, lidera em seis dos sete estados considerados decisivos na corrida pela Casa Branca. A pesquisa, encomendada pelo jornal “The Wall Street Journal”, analisou a intenção de voto nos chamados “estados pêndulos”, onde tradicionalmente não há preferência por um partido e a vitória pode ser republicana ou democrata, dependendo do ano.
De acordo com o estudo, Donald Trump venceria no Arizona, na Geórgia, em Michigan, na Carolina do Norte, em Nevada e na Pensilvânia. Apenas em Wisconsin, Biden e Trump saíram empatados. Esses estados, juntos, possuem um terço dos delegados necessários para a eleição de um presidente americano.
As eleições estão marcadas para novembro, e a campanha democrata foca no eleitor que critica o atual presidente americano pelo apoio a Israel, apesar do grande número de civis mortos na Faixa de Gaza. Nesta quinta-feira (4), Joe Biden conversou por telefone com Benjamin Netanyahu. Fontes do governo americano indicaram que Biden está perdendo a paciência com o primeiro-ministro israelense.
A Casa Branca afirmou que o presidente americano mencionou a possibilidade de mudar a política em relação a Israel se o país não adotar medidas para proteger civis em Gaza. Este foi o posicionamento mais firme do principal aliado de Tel Aviv desde o início da guerra. Biden também enfatizou que os ataques contra organizações de ajuda humanitária, como o que ocorreu na última segunda-feira, são inaceitáveis.