O Governo do Estado confirmou na noite desta segunda-feira (08/04) que vai enviar 18.063 doses da vacina contra a dengue em Campinas. Os imunizantes devem chegar na tarde desta terça-feira (09/04) e deverão ser aplicados nos 68 centros de saúde para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos a partir desta quinta-feira (11/04).
Campinas entrou na lista de municípios contemplados pelo Ministério da Saúde com doses da vacina contra a dengue, já que em de março a prefeitura decretou estado de emergência para a doença. A medida permite a adoção de ações necessárias à contenção do aumento de casos com maior flexibilidade, ou seja, sem necessidade de licitação.
Com 44.044 casos em 2024, o município vive a segunda pior epidemia de dengue da história. O pior registro foi em 2015, quando 65.754 pacientes contraíram a doença. Até o momento, Campinas registra oito mortes por dengue.
Não é preciso realizar agendamento para receber a vacina contra a dengue. A Secretaria de Saúde orienta a apresentação de documento de identidade com foto. Além disso, é recomendado levar a caderneta de vacinação.