Search
Close this search box.
Cotidiano

MPT e Prefeitura de Campinas criam políticas de prevenção de acidentes e transtornos mentais

Objetivo é criar políticas públicas de prevenção a transtornos mentais e suicídios relacionados ao trabalho

Uma série de iniciativas acontecerá na próxima terça-feira (23/04), no Paço Municipal, abrangendo a assinatura de termo de cooperação e reunião com diversos órgãos públicos da cidade para alinhar o fluxo de atendimento e verificação de acidentes de trabalho graves ou fatais. Na oportunidade, Prefeitura lançará um painel de acompanhamento de acidentes

As políticas integram a campanha Abril Verde, um esforço nacional de diversas instituições com o objetivo de chamar atenção para a importância da manutenção da saúde e da segurança no ambiente de trabalho e da criação de uma cultura social de prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. A meta é criar políticas públicas de prevenção a transtornos mentais e suicídios relacionados ao trabalho, além de melhorar o fluxo de atendimento de acidentes de trabalho graves e fatais notificados na cidade.

A ação vai ser às 8 horas, no saguão do Paço Municipal, com abordagem aos trabalhadores que passam pela Prefeitura de Campinas, no sentido de conscientizá-los sobre a importância de conhecer os riscos a que estão submetidos no trabalho, bem como os canais de atendimento no caso de acidentes e doenças do trabalho.

A Unicamp e a Prefeitura farão a assinatura de um termo de cooperação para o desenvolvimento de políticas públicas de atendimento e prevenção aos transtornos mentais e suicídios relacionados ao trabalho às 10h30, no Salão Vermelho. A parceria terá um projeto piloto na região norte de Campinas, com profissionais da saúde primária e dos serviços de atendimento de urgência e emergência. Ele abrange, dentre outras coisas, a criação de protocolos de atendimento para casos de transtornos mentais e tentativas de suicídio de trabalhadores, ações para melhorar as notificações deste tipo de problema, e a busca ativa de casos.

Na parte da tarde, às 14 horas, o MPT se reune no Salão Vermelho com representantes do Corpo de Bombeiros, Ministério do Trabalho e Emprego, Polícia Civil, Polícia Científica, Guarda Municipal, SAMU, Defesa Civil e IML para alinhar o fluxo de Comunicação de Acidentes de Trabalho, e como cada instituição pode contribuir com sua especialidade no atendimento, análise e investigação dos acidentes graves e fatais que forem comunicados na cidade de Campinas. O objetivo é construir uma rede especializada, dando agilidade e eficiência ao atendimento das ocorrências. Na oportunidade, a Prefeitura de Campinas lançará um painel de acompanhamento de acidentes de trabalho.

Serviço
Terça-feira, 23 de abril, das 8h às 16h, no Paço Municipal e Salão Vermelho, que fica na Avenida Anchieta, 200 – Centro – Campinas.

Mais lidas

Ídolo do Santos, Serginho Chulapa sofre infarto e passa por cirurgia

Mãe de seis filhos morre após ser baleada durante operação policial em Santos

PF prende pastor que compartilhou imagens com conteúdo de abuso infantil

Quatro homens são presos por tráfico de drogas em Piracicaba

Campinas é homenageada em sessão solene da Câmara dos Deputados em Brasília

Festival oferecerá degustação gratuita de 30 cafés em Santos

“Criança morre todo dia”: mãe revela fala de motorista bêbado que matou menina de 4 anos

VEJA TAMBÉM