Um homem suspeito de fazer parte de um grupo criminoso, que roubava tratores agrícolas e retroescavadeiras pelo interior paulista e mineiro, foi preso na manhã desta terça-feira (23/04) em Atibaia. Os criminosos levavam os equipamentos para Minas Gerais e o furto dos bens foi avaliado em R$2,5 milhões.
Outros 14 integrantes do grupo foram presos nas cidades de São Paulo, Presidente Prudente, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Atibaia, Pouso Alegre (MG), Itaú de Minas (MG), Pratápolis (MG), Maringá (PR) e Alagoinhas (BA).
No total foram 9 retroescavadeiras e tratores agrícolas furtados nas cidades de Presidente Bernardes, Paulínia, Indiana e Cruzeiro e Alpinópolis (MG).
Os suspeitos compravam propriedades com o uso de nomes falsos, onde faziam serviços de terraplanagem. Durante a noite, antes de realizarem o pagamento, as máquinas eram furtadas e levadas em um caminhão guincho até Minas Gerais. Eles emitiam notas fiscais falsas e alteravam todos os documentos relacionados ao transporte, frete e seguro para burlar a fiscalização.
Hoje, durante a segunda fase da operação, 15 suspeitos foram presos após a Delegacia de Polícia de Presidente Bernardes dar continuidade aos mandados de prisão preventiva. Ordens judiciais de sequestros de bem móveis e bloqueio de contas de pessoas físicas e jurídicas também foram realizadas.
A primeira fase da operação foi realizada em 2022 com o cumprimento de mandados de busca e apreensão domiciliares.
Isabela Meletti (Sob supervisão)