Leitores de diferentes idades e perfis movimentaram o 3º Festival Literário de Atibaia. Foram dois dias intensos, repletos de atividades culturais gratuitas como intervenções cênicas, oficinas, contação de histórias, leituras públicas dirigidas, teatro, lançamentos de livros, shows e bate-papos com autores consagrados. Por dia, no sábado (27/04) e domingo (28/04), cerca de 800 pessoas circularam pela região que abrange o Centro Cultural André Carneiro, a Praça da Matriz e o Cine Itá Cultural.
Literatura e teatro
No monólogo “Também guardamos pedras aqui”, a atriz e poeta Luiza Romão encenou o seu livro de poemas homônimo, vencedor dos prêmios de Melhor Livro do Ano e Melhor Livro de Poesia do Prêmio Jabuti 2022. Ela e o diretor da peça, DJ Eugênio Lima, também conversaram com a plateia sobre o espetáculo e o livro.
O palco do Cine Itá recebeu ainda toda a poesia da peça Guará Vermelha, espetáculo da Cia do Tijolo baseado no livro “O voo da guará vermelha”, de Maria Valéria Rezende. A plateia lotada se comoveu com as histórias de Rosálio e Irene, em uma apresentação carregada de sensibilidade e profundidade.Jackson Antunes
O ator Jackson Antunes também subiu ao palco instalado na Praça da Matriz e comemorou 20 anos do seu show “Coração Caipira”. Apresentando clássicos do cancioneiro caipira como “Chalana”, “O Menino da Porteira”, “Travessia do Araguaia”, “Cavalo preto”, “Saudade da minha terra” e “Boate Azul”, o ator mostrou seu lado cantor e encantou o público presente, que cantou junto e se emocionou no encerramento do festival.