A Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Americana prendeu uma quadrilha envolvida em uma série de crimes durante uma operação realizada no Parque dos Pinheiros, em Hortolândia, na madrugada desta quinta-feira (02/04). A ação resultou na prisão do homem conhecido como “Fala Fina”, e mais quatro indivíduos. Eles estariam ligados à facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC).
Desde novembro de 2023, a DIG de Americana investiga um homicídio ocorrido em frente à delegacia de Hortolândia, onde a vítima, após sobreviver a um atentado, foi executada por pistoleiros. As investigações revelaram que “Fala Fina” ordenou o homicídio, consolidando sua posição como líder dentro da facção criminosa, admirado por sua capacidade de impor medo e controle sobre os pontos de venda de drogas na região.
Durante a operação, com apoio da Polícia Militar, a residência comercial de “Fala Fina” foi invadida, onde ele foi capturado junto com sua mãe e dois irmãos, todos implicados na organização criminosa. No local, foram apreendidos uma pistola calibre .40, anotações e outros objetos relacionados às atividades ilícitas do grupo.
Um dos membros, conhecido como “Tupã”, morreu em um confronto armado quando a polícia tentou cumprir um mandado de busca e apreensão na casa dele. “Tupã” resistiu à prisão e foi atingido após disparar contra os agentes de segurança pública.
Os presos foram encaminhados para unidades prisionais, onde aguardarão julgamento.