O prazo para regularização do título de eleitor termina hoje (08/05) e em Campinas os eleitores formaram uma fila extensa em frente ao principal cartório da cidade, localizado na Praça Guilherme de Almeida, no Centro.
O prazo que acaba hoje é para quem deseja emitir o documento pela primeira vez, atualizar dados cadastrais, solicitar transferência de domicílio eleitoral ou para aqueles que tiveram o título cancelado. Além disso, a quarta-feira marca o último dia para os que desejam incluir o nome social no cadastro.
Em Campinas, de acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), 884.376 moradores estão aptos a votar. Para consultar a situação do título, o eleitor pode acessar o aplicativo “e-título” e informar o nome ou número do cartão eleitoral e o CPF.
A regularização do título de eleitor também pode ser feita pela internet. O prazo é o mesmo, mas é válido apenas aos eleitores que contam com a biometria cadastrada.
Caso o eleitor não possua biometria, é necessário comparecer presencialmente a um cartório eleitoral. A ida ao cartório também é necessária para quem for emitir o primeiro título e registrar os dados biométricos.
A participação nas eleições é facultativa para pessoas que têm entre 16 e 17 anos, ou mais de 70 anos. A partir dos 18 anos, o voto é obrigatório.
Isabela Meletti (Sob supervisão)