Search
Close this search box.
Variedades

Exposição “Campineiros!” retrata personagens que representam a cidade

Os painéis da exposição ficam no Corredor Pedras até 7 de junho. Na sequência, seguirá para o Paço Municipal

A exposição “Campineiros!” foi aberta na noite de terça-feira, dia 21 de maio, no Parque Dom Pedro. A mostra comemora os 250 anos de Campinas e reverencia quem constrói e faz da metrópole uma referência para o Brasil, apresentando dez personagens que representam o povo campineiro.

A campanha destaca não apenas os nascidos em Campinas, como também quem chegou na cidade e fez acontecer, contando dez histórias de pessoas incríveis que ajudam a fazer a cidade pujante e vibrante.

Segundo o prefeito de Campinas, Dário Saadi, o que a cidade tem de melhor é a sua gente e as pessoas escolhidas para a campanha representam essa população e a história da cidade. “Quem visitar essa exposição, poderá ver as fotografias e conhecer as histórias de pessoas que são exemplos e representam o que Campinas é: uma cidade acolhedora, moderna, tecnológica, de inovação e feita por gente maravilhosa”, disse Dário Saadi. 

A parceria com o centro de compras para receber a exposição foi enfatizada pelo superintendente do Parque Dom Pedro, Rafael Marques. “Para nós é uma alegria receber esse evento. Como shopping democrático e acolhedor, poder abrir essa exposição no Dom Pedro é importante porque se funde com nosso propósito de estar junto e acompanhar a vida dos campineiros”, afirmou. 

“Eu amei, amei”, exclamou Benedita Camargo, uma das campineiras homenageadas. Ela participou da inauguração da mostra e relembrou a história da Casa da Sopa, entidade que fundou há 24 anos e que até hoje serve refeições a pessoas em situação de vulnerabilidade social. Ela contou que já tem sido reconhecida na rua por sua participação na campanha. “Estava no mercado cedinho fazendo compras e uma pessoa disse, ‘você está no youtube’ e comprou um pacote de arroz para nos ajudar”, disse. 

José Leôncio da Silva, Motorista do BRT, condutor do Corredor Ouro Verde, também gostou de se ver retratado na mostra, como um representante do povo da cidade e do trabalho que faz pela cidade. “Dá orgulho mesmo ser campineiro, tenho 43 anos, sou nascido e criado em Campinas. Meu amor é tremendo, daqui não saio”, destacou. 

Para o jornalista esportivo Luiz Ceará, também “campineiro” da mostra, essa é uma homenagem às pessoas de Campinas, tanto aquelas que nasceram aqui, quanto as que construíram sua história na cidade. “Todas têm que ter a mesma importância e representatividade. Estamos todos juntos no mesmo barco”, disse. 

A inauguração da mostra também teve a participação do presidente da Câmara Municipal, Luiz Rossini; e de homenageados como Silvia Brandalise, fundadora do Centro Infantil Boldrini; e Luccas Soares, fundador do Instituto Anelo. 

VEJA TAMBÉM