As cidades da Baixada Santista começam nesta segunda-feira (27/05) a campanha de imunização contra a poliomielite, ou paralisia infantil. A vacina tem como público-alvo as crianças menores de cinco anos.
A ação acontece até 14 de junho e visa ampliar a cobertura vacinal de todo o Estado. A imunização é a principal forma de prevenção da doença, que pode causar paralisia muscular dos membros inferiores de forma assimétrica e irreversível. Em casos graves, o paciente pode até morrer.
Bertioga
As doses estarão disponíveis das 9h às 16h, nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs), com exceção da unidade do Vicente de Carvalho. Os pais ou responsáveis devem comparecer aos postos com a carteira de vacinação, certidão de nascimento e cartão SUS.
Cubatão
A imunização acontece nas 13 unidades de Saúde com salas de vacina, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16 horas. A campanha acontece com apoio do Rotary Club do Jardim Casqueiro.
Guarujá
As crianças podem ser imunizadas nos 20 postos disponíveis, entre unidades básicas (UBSs) e de saúde da família (Usafas), das 8h às 16h. É necessário comparecer com os responsáveis e apresentar carteira de vacinação, cartão SUS, além de documento com foto.
Itanhaém
A vacinação ocorre nas Unidades de Saúde da Família (USFs), de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
Mongaguá
As doses serão aplicadas de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, nas Unidades de Saúde da Família (USFs). É necessário levar CPF, cartão SUS e carteira de vacinação.
Peruíbe
O público-alvo pode se vacinar em todas as salas de vacinação fixas da cidade. Sendo elas: Trevo, Oásis, Caraguava, Santa Isabel, Veneza, Jardim Brasil, Casa da Mulher e Guaraú. A imunização acontece de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h.
Os postos volantes recebem as doses em dias específicos. Segunda-feira na Vila Peruíbe, terça-feira no Recreio Santista e quarta-feira na Nova Itariri.
Praia Grande
Para a imunização, é preciso que os pais ou responsáveis levem as crianças com o documento de identificação e a caderneta de vacinação. A vacinação estará disponível nas 30 Unidades de Saúde da Família (Usafas), de segunda à sexta-feira, das 9h às 16h, e no Centro de Especialidades Médicas e Ambulatoriais (Cemas) aos finais de semana e feriados, das 9h às 15h.
Santos
As policlínicas oferecerão o imunizante de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Para ter acesso à vacina, é preciso apresentar documento com foto e carteirinha de vacinação.
São Vicente
São Vicente continua vacinando contra a poliomielite e multivacinação de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h30, nas 26 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégias de Saúde da Família (ESF).