Uma empresa de guindastes e maquinário pesado de Campinas vai realizar um projeto de içamento para remover uma aeronave modelo C-98 Caravan FAB2740, da Força Aérea Brasileira (FAB), que fez um pouso emergencial na floresta amazônica, a 12 milhas dentro do Suriname em relação à fronteira com o Brasil. O representante da empresa Munckmaq, Henrique Almeida, embarcou nesta sexta-feira (30/05) em Viracopos num voo da FAB para ir até o local e realizar o projeto de içamento.
Segundo Henrique, a remoção da aeronave deve ser feita através de içamento pelas asas com um helicóptero. Depois, ela deve ser levada até uma base próxima no Suriname pra depois decolar.
A aeronave havia decolado de Tiriós (PA) com destino a Manaus (AM) na última quarta-feira (29/05) com três tripulantes a bordo. Segundo a Defesa Aérea e Naval, o pouso de emergência no território do Suriname aconteceu após o piloto reportar uma pane no motor. Moradores da região fizeram um vídeo logo após o pouso forçado da aeronave. (veja abaixo)
Os três tripulantes sobreviveram sem ferimentos. Ainda de acordo com a Defesa Aérea e Naval, o incidente está sob investigação.