O presidente da Rússia, Vladimir Putin, viajará à Coreia do Norte nesta terça-feira (18) para uma visita de dois dias ao aliado e líder norte-coreano, Kim Jong Un.
Os países não informaram o que será discutido durante a reunião, mas a viagem levanta preocupações no Ocidente, já que essa é a primeira visita do líder russo ao vizinho em 24 anos e acontece em meio a crescente parceria de Moscou com o Estado norte-coreano.
Entre as preocupações está um acordo de armas em que Pyongyang forneça a Moscou munições para a guerra na Ucrânia, em troca de assistência econômica e transferências de tecnologia para o seu programa de armas nucleares e mísseis.
A cooperação militar, econômica e comercial entre a Coreia do Norte e a Rússia aumentou acentuadamente desde que Kim visitou o extremo oriente russo, em setembro do ano passado, para uma reunião com Putin, a primeira desde 2019.
Segundo a agência de notícias russa Tass, Putin será acompanhado pelo ministro das Relações Exteriores, Sergey Lavrov; pelo ministro da Defesa, Andrey Belousov; pelo ministro da Saúde, Mikhail Murashko; pelo presidente-executivo da Corporação Estatal de Atividades Espaciais Roscosmos, Yury Borisov; e pelo executivo-chefe da Russian Railways, Oleg Belozerov, durante a visita a Pyongyang.
*Do SBT News