Quando o assunto são as chuvas, o outono inaugura o período de estiagem, com longas sequências de dias sem chuvas que se estendem até o final do inverno. Em 2024 foi registrado o outono mais seco em Indaiatuba desde 1988, ano em que se iniciaram os registros pluviométricos.
Foram 158,8mm de precipitação, 36mm a menos que o outono mais seco até então, no ano 2000. Apesar do cenário de alerta, o consumo de água entre março e junho de 2024 cresceu 10% em comparação ao mesmo período de 2023.
Para os meses de inverno estão previstas poucas chuvas, dando sequência ao período de estiagem. Algumas ações de consumo consciente de água podem ser adotadas:
– Utilize a máquina de lavar de forma consciente: em sua capacidade máxima ou não, a máquina de lavar roupas sempre utiliza a mesma quantidade de água. Importante acumular o máximo de peças possíveis em cada lavagem.
– Reutilize a água da máquina: essa água costuma ser descartada pelo ralo, mas possui apenas resíduos de sabão, podendo ser reutilizada para lavar pisos, garagem, quintal, entre outros.
📲 Participe dos canais VTV News no WhatsApp– Utilize vassoura para limpar a calçada: o fluxo de água da mangueira pode atingir centenas de litros em apenas alguns minutos. Por isso, é interessante substituí-la pela vassoura e, se for necessário o uso de água, reutilizar da máquina de lavar roupas.
– Verifique possíveis vazamentos: fugas de água na tubulação, sanitários ou torneiras podem não dar sinais visíveis, mas são suficientes para desperdiçar grandes quantidades de água. Se sua conta está crescendo nos últimos meses e você suspeita que seu imóvel esteja sofrendo com esse tipo de problema, busque ajuda de um profissional.
– Cuidado com o tempo de banho: 15 minutos de chuveiro ligado podem gastar até 135L de água. Em uma casa com quatro moradores, são quase 550L por dia.