Uma comparação entre os primeiros 5 meses de 2024 com o mesmo período de 2023 mostra que Campinas teve uma redução nos principais índices criminais. Os dados foram divulgados na última terça-feira (25/06) pela Secretaria Estadual de Segurança Pública com base nos registros de boletins de ocorrência em todas as delegacias do município.
O indicador de roubo de veículos foi o mais expressivo, com uma queda de 30,33% entre janeiro e maio de 2024 se comparado aos mesmos cinco meses de 2023. A quantidade de roubos diminuiu em 7,27%, seguido de furto de veículos, com queda de 5,15%. Outros índices que apresentaram redução foram: homicídio com diminuição de 9,30% e furtos com 4,19%.
Campinas conta com tecnologia de monitoramento de veículos, que contribui para a redução de índices criminais. Chamado de Sistema Inteligente de Monitoramento Veicular de Campinas (SIMVECAMP), veículos com queixa de furto ou roubo, ou que têm envolvimento em crimes ou ainda que estão relacionados a pessoas foragidas da Justiça são cadastrados nesta plataforma passam a ser monitorados pelas câmeras inteligentes.
Outro ponto positivo que reflete na redução dos índices criminais é a integração entre as forças de segurança pública, com compartilhamento de informações da Guardas Municipais de Campinas com outras guardas das cidades da região, além das polícias Militar, Civil e Federal. Os órgãos de segurança pública realizam frequentemente operações conjuntas, tanto voltadas para o patrulhamento preventivo quanto para alvos específicos, como focadas no combate ao tráfico de drogas e à receptação.
Campinas ainda investiu em novos equipamentos e aumentou o efetivo de guardas municipais. Em setembro do ano passado, foram contratados 66 novos GMs e, na última semana, mais 89 novos agentes de segurança se formaram na Academia da GMC e já devem começar o patrulhamento a pé no Centro da cidade nos próximos dias.