Search
Close this search box.
Cotidiano

Jaguariúna está entre as 10 melhores cidades do Brasil, segundo IPS

De acordo com dados do Índice de Progresso Social (IPS), a cidade é uma das melhores do país em qualidade de vida

Jaguariúna é uma das dez melhores cidades do Brasil em qualidade de vida, segundo dados do Índice de Progresso Social (IPS), uma metodologia internacional que calcula o bem-estar da população a partir de dados oficiais.

O levantamento é inédito e levou em conta informações de todos os 5.570 municípios brasileiros. Jaguariúna ocupa a 9ª colocação no ranking do IPS Brasil, com nota 70,29. 

A cidade está à frente da metrópole Campinas (18º lugar) e até mesmo de algumas capitais, como São Paulo (40º) e Rio de Janeiro (229º). Os dados levam em conta ao menos 52 indicadores, entre órgãos oficiais e de institutos de pesquisa, como o DataSUS, Conselho Nacional de Justiça, Mapbiomas, Anatel e CadÚnico.

O IPS Brasil é dividido em três dimensões principais: Necessidades Humanas Básicas; Fundamentos do Bem-estar e Oportunidades. Cada uma delas tem quatro componentes, e formam a média final.

Jaguariúna se destacou na dimensão Necessidades Humanas Básicas, com nota 83,72 – onde entram números da Saúde, do saneamento e abastecimento de água, segurança pública e moradia – e Fundamentos do Bem-estar, com nota 73,7, que leva em conta as áreas de educação, acesso à informação, expectativa de vida e qualidade do meio ambiente, entre outros. 

Mais informações sobre o IPS Brasil podem ser consultadas no link: https://ipsbrasil.org.br/explore/scorecard/SP/3524709.

Mais lidas

Ídolo do Santos, Serginho Chulapa sofre infarto e passa por cirurgia

Mãe de seis filhos morre após ser baleada durante operação policial em Santos

Brasil perde para o Uruguai nos pênaltis e está fora da Copa América

Mulher morre em acidente na Rodovia dos Bandeirantes

Feriado da Revolução Constitucionalista será chuvoso em Santos

Ypê é condenada por palestra a favor de Bolsonaro para funcionários

Morre músico e ator Laércio de Freitas, aos 83 anos

VEJA TAMBÉM