Valinhos está investindo em obras relacionadas a água para tentar garantir a segurança hídrica na cidade, que já passou por racionamento nos últimos anos. As obras prometem beneficiar o município interando mais 150 litros de água para a população.
Segundo o engenheiro ambiental da obra, Benedito Camargo, a captação de água em Valinhos vai aumentar, passando de 280 litros por segundo para 340 litros. O projeto foi idealizado e realizado de acordo com os terrenos dos trechos em que a captação aconteceria, facilitando o transporte da água bruta até a Estação de Tratamento de Água (ETA). O objetivo é assegurar o abastecimento de água adequado no município.
De acordo com a prefeita de Valinhos, Lucimara Rossi, as obras são uma conquista para a cidade. “A conclusão das obras é motivo de comemoração, porque através delas a população não vai mais precisar passar por racionamento e falta d’água”, afirmou.
Lucimara assegura “Não haverá mais falta de água em Valinhos, já que os 60 litros a mais de água garantem a preservação dos mananciais, principalmente nesta época de estiagem em que estamos”.
Uma moradora da cidade relembrou a época de racionamento no município e celebrou “Eu vejo de forma muita positiva as obras relacionadas a água que estão acontecendo, porque, hoje em dia, não sofremos mais com a falta de água”.