As unidades de saúde de Cubatão oferecem acompanhamento psicológico para a população de forma gratuita, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com a Secretária de Saúde de Cubatão, entre janeiro e maio de 2024, foram realizados 1.819 atendimentos individuais e 90 atividades em grupos, além de 120 ações de educação permanente. O objetivo do projeto é ampliar o acesso da população a psicólogos e profissionais da especialidade.
Os atendimentos acontecem nas 18 unidades, cada uma com sua área específica, na unidade do Jardim República, o grupo de saúde mental tem o objetivo de acolher gestantes e trabalhar as variações emocionais e comportamentais advindas da gestação. A educadora física Jaqueline Ferreira, por exemplo, citou as dificuldades da segunda gravidez durante a pandemia da Covid-19. “Eu gostava muito de sair, então foi muito difícil essa fase, não tinha vontade de dobrar a roupa”, citou Jaqueline. Hoje, ela espera o terceiro filho e recebe todo o acompanhamento psicológico na unidade de saúde em Cubatão.
O secretário adjunto de saúde, Márcio Oliveira, destacou que a procura pelo atendimento psicológico na cidade aumentou depois da pandemia e por conta disso, foi necessário fazer projetos e tomar medidas para atender a população nessa questão.