A 5ª edição do ‘Bravo! Festival de Música Orquestral’ começa nesta segunda-feira (08/07) e celebra a arte da música orquestral trazendo as performances de estudantes e jovens músicos da região, com concerto gratuito na terça-feira (09/07), além de oficinas, masterclasses, ensaios.
O maestro Wilson Dias, trombonista e primeiro bacharel em eufônio (instrumento musical, tipo de tuba) do Brasil apresenta o concerto gratuito no Teatro Municipal Braz Cubas na terça-feira. Os ingressos gratuitos estarão disponíveis para retirada na bilheteria a partir das 18h, no dia do concerto.
A programação do Festival inclui apresentações de orquestras e grupos musicais da região, além de masterclasses com renomados artistas.
O Festival
A quinta edição do ‘Bravo! Festival de Música Orquestral’ ofereceu 80 vagas com total gratuidade para jovens bolsistas de 14 a 30 anos de idade nos seguintes instrumentos: clarinete, flauta, fagote, trompete, trompa, trombone, tuba, percussão, violino, viola, violoncelo e contrabaixo.
Os alunos receberam atividades diárias de oficina de repertório para cordas, repertório para sopros, leitura de choro e jazz, masterclasses de naipes e os ensaios da Orquestra Acadêmica sob a regência do Maestro Romulo Moreira.
O Bravo foi criado com o intuito de proporcionar aos participantes bolsistas e alunos do curso de cordas do projeto Fábrica Cultural, do Departamento de Formação e Pesquisa da Secretaria de Cultura, aperfeiçoamento técnico, vivência musical, intercâmbio cultural, assim como também apontar caminhos para a profissionalização de jovens músicos.
De 8 a 13 de julho eles terão a oportunidade de assistir às aulas de música de câmara e participar das masterclasses com renomados artistas do cenário musical e também dos ensaios de naipes e da Orquestra Acadêmica, que se apresentará em noite de gala no encerramento do Festival no próximo sábado (13/07).
Com a missão de fomentar o estudo do repertório sinfônico, apoiar e incentivar os estudantes de música da região e oferecer a chance de aprimoramento a estes jovens, o Bravo promoveu, além do conhecimento específico, a oportunidade dos jovens de ocuparem diferentes equipamentos da Cidade e manterem convívio com monitores e professores do programa Fábrica Cultural da Secretaria de Cultura de Santos, bem como músicos da Orquestra Sinfônica Municipal de Santos e dos Grupos Artísticos de Cubatão.