Há 15 anos, uma ação promove a prática de dança circular, em Santos. O projeto intitulado ‘cirandança’ foi idealizado pelas professoras da Secretaria de Cultura de Santos (Secult), Fatima Abreu, Elaine Martins e Adriana Aires, em 2009, e desde então oferece aos funcionários públicos em diversas áreas e também a toda população santista novas formas de atividade física e socialização.
Segundo uma das idealizadoras do projeto e professora, Fátima Abreu, a dança circular promove a integração, o bem-estar e convida os participantes a se movimentarem em conjunto, reforçando a sensação de comunidade e união.
“Além de proporcionar diversão, as danças circulares ajudam a melhorar a coordenação motora, o equilíbrio, a memória, o condicionamento físico e a disposição. A prática dessa técnica propicia alegria, cooperação, aut oconhecimento e desenvolve sentimentos positivos de igualdade e aceitação das diferenças. É um excelente exemplo de como atividades simples e acessíveis podem ter um impacto positivo na qualidade de vida das pessoas”, ressalta.
As aulas acontecem no Emissário Submarino, toda quarta-feira, às 8h.
Dança Circular
Neste estilo de dança, as pessoas, de todas as idades, são dispostas em círculos e realizam coreografias juntas. Dessa forma, cada participante coloca sua intenção e energia na roda, demonstrando o melhor de si em busca de uma unidade.