Tripulantes de um navio que está ancorado no Porto de Santos foram diagnosticados com malária, eles precisaram ser internados em um hospital na cidade.
O primeiro caso aconteceu na última quinta-feira (04/07), na embarcação Genco Picardy, de bandeira das Ilhas Marshall, com um homem de 27 anos, natural da Filipinas. Já o segundo caso ocorreu no último domingo (07/07) na embarcação Common Galaxy, também de bandeira das Ilhas Marshall, com um marinheiro, que ainda não teve a nacionalidade divulgada.
Nas duas ocasiões, os navios vieram do continente africano para o Porto de Santos, os pacientes se queixaram de febre, dor no corpo e dificuldade para respirar.
Em nota, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que determinou a desinsetização das duas embarcações e a testagem dos demais tripulantes.
Malária
Malária é uma doença infecciosa febril aguda transmitida pela picada da fêmea do mosquito Anopheles.
Os sintomas mais comuns são: calafrios, febre alta (no início contínua e depois com freqüência de três em três dias), dores de cabeça e musculares, taquicardia (aumento dos batimentos cardíacos), aumento do baço e, por vezes, delírios. A doença tem cura e o tratamento é eficaz, simples e gratuito, mas se não for tratada em tempo oportuno e adequadamente, pode evoluir para formas graves e até mesmo levar à morte.
Importante ressaltar que a malária não é uma doença contagiosa.