Campinas completa 250 anos neste domingo (14/07). A cidade do interior paulista é uma das mais importantes do Estado e também possui notoriedade no cenário nacional.
Sim. O campineiro tem muito o que se orgulhar, e para fixar isso na mente e no coração dos moradores, o VTV News preparou uma lista com nove fatos importantes da metrópole.
Prepare a rodinha do mouse, o dedo no smartphone ou no tablet e vem com a gente nesse top 9:
9 – INSTITUTO AGRONÔMICO DE CAMPINAS (IAC)
O Instituto Agronômico de Campinas é referência em pesquisas para a agricultura. Um dos pontos fortes são as análises de café, cultura que historicamente ajudou no desenvolvimento do município. Fundado em 1887 pelo Imperador D. Pedro II, tendo recebido a denominação de Estação Agronômica de Campinas, o Instituto Agronômico (IAC) passou para a administração do governo de São Paulo em 1892. Atualmente, é instituto de pesquisa da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
O centro de café do instituto hoje tem o maior banco de geoplasma de café do Brasil, que é uma coleção de espécies vivas em campo. Algumas plantas têm mais de 80 anos e servem para estudos e pesquisas na área.
8 – UNICAMP
Campinas é reconhecida como um importante polo de inovação e tecnologia, com a presença de numerosas startups, empresas de tecnologia e universidades de pesquisa. E é claro que a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) não poderia ficar de fora. É um dos principais centros de pesquisa e ensino do país, contribuindo para o desenvolvimento tecnológico e científico da região.
7 – 1° OBSERVATÓRIO MUNICIPAL DO BRASIL
Em 1977 nascia a Estação Astronômica de Campinas, o primeiro Observatório municipal do Brasil, além de ser pioneiro na oferta de ação educativa regular. Localizado no distrito de Joaquim Egídio, o Observatório Municipal Jean Nicolini recebe cerca de 12 mil estudantes por ano.
O astrônomo Júlio Lobo, que atuou por 47 anos no Observatório Municipal de Campinas, morreu em maio deste ano, mas deixou um legado na história da astronomia.
6- CHAPÉUS CURY
A fábrica de chapéus Cury e a cidade de Campinas compartilham uma história rica que se entrelaça por mais de um século. A saga começou em 1920, quando Miguel Vicente Cury e seu pai, Vicente Cury, fundaram a empresa em Campinas.
A década de 40 e 50 marcaram o auge da Cury, mas a marca ganhou fama internacional ao fornecer os chapéus usados pelo personagem Indiana Jones nos filmes da famosa série.
A partir da década de 90, a empresa enfrentou dificuldades financeiras e declínio na demanda por chapéus. Em 2021, a fábrica foi demolida, marcando o fim de uma era. Apesar do fim da fábrica, a memória da Cury permanece viva no coração dos campineiros e dos fãs da marca.
5 – LANCHE BOQUINHA DE ANJO
Conhecido em todo o Brasil e até mesmo fora dele, o Boquinha de Anjo está prestes a entrar em um panteão bastante exclusivo no Brasil. Um Projeto de Lei quer reconhecer a iguaria como Patrimônio Gastronômico e Cultural de Campinas – uma distinção que já ocorre com alguns sanduíches famosos do Brasil: o Bauru, que leva o nome da cidade de origem, e o Pit Dogs, de Aparecida de Goiânia, já são reconhecidos como patrimônio nos respectivos municípios.
O Boquinha de Anjo recebe esse nome devido ao corte que é feito para servi-lo. O lanche recebe um corte longitudinal utilizado para deixar o sanduíche em vários pedaços, facilitando o compartilhamento e o consumo com os amigos.
4 – AEROPORTO DE VIRACOPOS
Inaugurado em 1979, o Aeroporto de Viracopos se consolidou como um importante polo aéreo para a região metropolitana de Campinas e para o interior do estado de São Paulo. Destaca-se como o maior centro de carga aérea da América do Sul, com um terminal de cargas moderno e eficiente.
Em 2022, o aeroporto movimentou mais de 12 milhões de passageiros, consolidando-se como o segundo maior aeroporto de cargas e o quarto maior em movimento de passageiros do Brasil.
3 – ESCOLA PREPARATÓRIA DE CADETES – ESPCEX
A Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) é uma instituição militar de ensino superior reconhecida por sua excelência e rigor. Tem por missão formar futuros oficiais do Exército Brasileiro, ou seja, preparar jovens para o ingresso na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), onde vão se formar oficiais combatentes.
Uma curiosidade que sempre surge é por que a EsPCEx optou pela cor rosa? A cor foi escolhida quando o projeto arquitetônico entrou em fase de acabamento, na década de 1970. Essa era a cor das moradias existentes na área da antiga Fazenda Chapadão. O revestimento das construções era feito a partir de um composto de barro, óleo de baleia, cal e ostra moída, que resultava nessa tonalidade.
2 – 12ª MAIOR ECONOMIA DO BRASIL
O PIB de Campinas em 2021 foi de R$ 72,9 bilhões, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Isso coloca a cidade na 3ª maior economia de São Paulo e 12ª maior economia do Brasil.
Posição conquistada graças à sua diversificação industrial, forte setor de serviços e presença de universidades renomadas. Além também do setor de tecnologia, no qual vem se tornando referência.
1 – LAGOA DO TAQUARAL
O primeiro lugar dessa lista com certeza preenche um pedacinho do coração de cada campineiro: a Lagoa do Taquaral.
A história da Lagoa do Taquaral se inicia na década de 1950, quando a área foi doada à Prefeitura Municipal por fazendeiros da região. Em 1972, a lagoa foi inaugurada como parque público, rapidamente se tornando um dos principais espaços de lazer e entretenimento da cidade.
A Lagoa do Taquaral, também conhecida como Parque Portugal, é um dos pontos turísticos mais famosos e queridos de Campinas. Localizada na região central da cidade, a lagoa oferece um refúgio verdejante para quem busca lazer, contato com a natureza e atividades ao ar livre. Que campineiro nunca correu ou fez uma caminhada aqui?