Usar a frase “Quebrou barreiras!”, para um atleta que precisa pular obstáculos parece clichê. No entanto, essa é a história de Alison dos Santos, a grande esperança de ouro do Brasil no atletismo.
Conhecido como Piu, Alison dos Santos superou as adversidades logo nos primeiros meses de vida. Ainda quando era bebê, ele sofreu um acidente doméstico, uma panela de óleo quente caiu na cabeça dele e em parte do braço, Alison leva as marcas da cicatriz até hoje. Porém, o acidente não abalou sua trajetória.
O talento nos 400m com barreiras e os bons resultados chamaram a atenção da mídia esportiva e mesmo com 21 anos, ele chegou com uma boa expecativa para os Jogos Olímpicos de Tóquio. A medalha de bronze teve a sensação de ser apenas o inicio de um novo fenômeno do esporte brasileiro.
Em 2022, Alison do Santos foi campeão no Mundial de Atletismo, ele quebrou o recorde sul-americano e mundial da prova.
No auge da carreira, Alison dos Santos teve uma lesão grave e precisou passar por uma cirurgia no joelho, no ano passado. A recuperação foi boa e ele voltou ao protagonismo com ótimos resultados em 2024.
A expecativa é por uma medalha em Paris e que ela seja dourada. As provas de atletismo vão acontecer no lendário Stade de France. Alison dos Santos também vai disputar o revezamento 4 x 400m,