fbpx
Search
Close this search box.

Vacina contra o HPV chega para pessoas de até 45 anos que fazem PrEP ao HIV

Imunizantes estão disponíveis em todas as unidades básicas de saúde do município

Campinas iniciou nesta quinta-feira (18/07) a aplicação da vacina contra o HPV para pessoas de até 45 anos que fazem profilaxia pré-exposição (PrEP) ao HIV. A dose está disponível nos 68 centros de saúde (CSs) e a medida deve contemplar 2 mil pessoas atendidas pelo Centro de Referência em IST, HIV/Aids e Hepatites Virais.

A Secretaria da Saúde da cidade segue as diretrizes do Ministério da Saúde definidas em nota técnica, que estipula dose única às pessoas de 15 a 45 anos que estão realizando o procedimento no momento. A infecção por HPV eleva o risco de transmissão do HIV.

A coordenadora do Programa de Imunização, Chaúla Vizelli, explicou que a PrEP no Brasil está indicada para pessoas a partir de 15 anos, com peso corporal igual ou superior a 35 kg, sexualmente ativas e que apresentam contextos de risco aumentado para infecção pelo HIV.

Desde abril deste ano há indicação de dose única para todas as pessoas de até 19 anos. A vacinação em adolescentes é indicada por ao menos 100 países e vários deles já possuem estudos de impacto desta estratégia com resultados positivos sobre prevenção e redução das doenças ocasionadas pelo vírus (câncer do colo do útero, vulva, vagina, região anal, pênis e orofaringe e verrugas genitais).

O que é o HPV

O HPV é um vírus que tem mais de 100 tipos diferentes. É transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas, principalmente por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido de mãe para filho no momento do parto.

📲 Participe dos canais VTV News no WhatsApp

Uma estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que 630 milhões de homens e mulheres estão infectados pelo HPV no mundo. No Brasil, avalia-se que há de 9 a 10 milhões de infectados e, que a cada ano, surjam 700 mil casos novos da infecção.

A orientação é para as mulheres na faixa etária dos 25 aos 64 anos façam o exame preventivo (papanicolau) anualmente. A vacina não substitui a realização do exame preventivo e nem o uso do preservativo nas relações sexuais.

Vacinação

As doses da vacina contra HPV estão disponíveis nos centros de saúde e não há necessidade de agendamento. Os pacientes podem consultar os medicamentos disponíveis por unidade básica, no site: https://remedios.campinas.sp.gov.br.

Mais lidas

Suspeito é preso por atear fogo no Pico das Cabras, em Campinas

Família de Igor Peretto oferece R$ 50 mil para quem localizar suspeito

Corpo de jovem que desapareceu em Mongaguá é localizado

Trio rouba moto de alta cilindrada em Vinhedo; Vídeo

Imagens mostram Igor Peretto e Mario no elevador antes do assassinato

VEJA TAMBÉM