Moradores de São Vicente, estão indignados com a situação da Rua Japão, eles citam que o local tem muito lixo e sujeira, sobretudo na região que fica próxima ao mar.
Vale lembrar que a praça do local foi revitalizada. No entanto, basta andar alguns metros para ver o lixo espalhado na calçada e na areia. A equipe de reportagem da VTV mostrou o problema no mês de abril, porém a situação continua a mesma.
O presidente da ECOMOV, Rodrigo Brandão Azambuja, ressaltou que entrou com uma ação no Ministério Público sobre os problemas da Rua Japão, ele espera a resposta do órgão.
“Nós acionamos a promotoria do Ministério Público, foi aberto um inquérito sobre a poluição da praia da Rua Japão. O propósito do nosso trabalho é manter a preservação, por enquanto nada foi feito pelas autoridades”, citou Rodrigo.
Questionada sobre o assunto, a Prefeitura de São Vicente emitiu a seguinte nota.
“A Prefeitura de São Vicente, através da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), informa que são realizados mutirões constantes de educação ambiental na Rua Japão, como parte do projeto Ecomar, visando conscientizar a população sobre a importância da preservação das praias. O projeto também possui barreiras para capturar o lixo flutuante, que compõe grande parte dos resíduos encontrados na Rua Japão. Esses resíduos provêm do estuário, que recebe lixo das cidades vizinhas. Está em processo de contratação de um estudo para avaliar a hidrodinâmica local, a fim de entender como esses lixos chegam até o Município. O estudo irá identificar as melhores estratégias de combate à chegada desses resíduos, solução eficaz para o problema.”
Além disso, a Prefeitura citou que existe a fiscalização dos guardas municipais e que a população pode fazer denúncias de práticas irregulares.