A Faculdade São Leopoldo Mandic traz mais uma opção para médicos que buscam elevar o conhecimento na área oftalmológica. Desta vez, em parceria com o Instituto de Olhos Eduardo Paulino, referência no cuidado ocular há mais de 40 anos, foi criada a Pós-Graduação em Oftalmologia, que será realizada na sede do instituto, em Santos.
A orientação é do Dr. Eduardo Paulino, fundador e mentor do instituto, que se alia à dinâmica educacional da Mandic, de foco no estudo de casos clínicos com aulas personalizadas para turmas reduzidas. Considerado um dos principais profissionais da área, Eduardo Paulino é um dos introdutores da cirurgia de miopia no Brasil, e é introdutor na América do Sul da facoemulsificação (cirurgia de catarata) com Cetus NanoLaser. É membro da Academia Americana de Oftalmologia e da Sociedade Americana de Catarata e Cirurgia Refrativa, com títulos de especialista da Associação Médica Brasileira (AMB) e do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO).
O curso, que inicia em setembro, será de 12 meses, carga-horária de 500 horas, com aulas
práticas e presenciais ocupando 70% (os outros 30% serão destinados a aulas-teórico conceituais ao vivo e on-line). Por meio de metodologia exclusiva, foi desenvolvida uma plataforma para que os alunos possam compartilhar o que esperam da próxima disciplina, antes do seu início. E assim, o professor adapta a ementa da disciplina aos pontos mais relevantes do conteúdo na visão dos alunos, e cria um plano de aula totalmente personalizado para cada turma.
Além disso, as aulas práticas se concentram em uma única semana imersiva por mês, durante três dias consecutivos em período integral, com prática clínica, interação, atendimento supervisionado e networking. Ao final de cada aula ocorrem também micro avaliações, baseadas nas principais competências-alvo desenvolvidas ao longo de cada disciplina. Trata-se de uma oportunidade importante e inovadora para médicos que buscam se aperfeiçoar, com o Know-how da São Leopoldo Mandic e colocar o que aprende em prática, em um centro de excelência, como o que possui o Instituto dos Olhos Eduardo Paulino. Os interessados podem se inscrever no site clicando aqui.
Saúde dos olhos e mercado oftalmológico
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), é estimado que todas as pessoas, em algum momento da vida, enfrentarão problemas relacionados à visão. No Brasil, a previsão é de que até 2050, metade da população do país será míope. Além disso, a oftalmologia abrange diversas faixas etárias e gêneros, demandando exames periódicos mesmo para pessoas sem problemas de visão aparentes.
Segundo Procendence Research, o mercado oftalmológico deve crescer mais de 12% até 2032, o que tem atraído o investimento de grandes empresas para o setor, uma vez que há grande potencial de inovação nos tratamentos e a criação de novas tecnologias para área.
*Com informações de Thiago Araújo