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Em seu 1º ano, Whatsapp da Emdec supera 66 mil atendimentos

Demanda por aplicativo ultrapassou a do número 118

Lançado no dia 4 de julho de 2023, o WhatsApp da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) completou um ano. Os atendimentos realizados pelo aplicativo durante o período ultrapassaram os registrados pelo telefone 118, número já conhecido pelos moradores. O WhatApp da Emdec atende pelo número (19) 3731-2910.

Entre 4 de julho de 2023 e 4 de julho de 2024, o 118 contabilizou 28.595 atendimentos. Já o WhatsApp, apenas no atendimento para dúvidas gerais, opção na qual o usuário conversa com um atendente, teve 66.052 registros.

Além do esclarecimento de dúvidas, outros usos da ferramenta se destacam entre os serviços buscados. Foram 14.019 atendimentos relacionados ao PAI-Serviço, que oferece transporte porta a porta a pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida, uma média de mais de 1 mil atendimentos por mês. Pelo WhatsApp, os usuários cadastrados no PAI-Serviço conseguem solicitar e confirmar agendamentos de viagens.

Logo após o PAI-Serviço, vem a consulta de linhas do transporte público, com 9.544 atendimentos. No WhatsApp, ao digitar o número ou nome da linha sobre a qual deseja informações, o usuário pode consultar horários e itinerários de forma automatizada.

Os serviços de multas contabilizaram 8.743 registros. Pela ferramenta digital, é possível consultar notificações de autuação e de penalidade, infrações pagas ou em aberto, e a existência de defesa ou recurso; além de emitir guia de pagamento, e solicitar segunda via de auto de infração.

E o Pátio Municipal foi o assunto buscado em 8.553 atendimentos. O uso do WhatsApp por quem precisa retirar um veículo apreendido agiliza todo o processo de liberação, já que o atendimento on-line substitui o presencial. Neste caso, é possível tramitar toda a documentação necessária à liberação pela ferramenta, em atendimento feito por colaborador especializado da Emdec, no período das 8h30 às 17h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados. Realizando este processo pela ferramenta digital, o proprietário pode comparecer ao Pátio apenas para a retirada do veículo. O Pátio Municipal fica na Rua Miguel Cascaldi Júnior, 141, no Jardim São José. Caso o proprietário opte pelo atendimento presencial, em vez do digital, ele deve comparecer à Rua Antônio Manoel, 50, Vila Industrial, para tramitar a documentação necessária, antes de comparecer ao Pátio. Sendo assim, o uso do WhatsApp poupa uma visita presencial.

Digitalização permitiu agendamento para atendimento presencial

Desde o dia 1º de abril, a Emdec passou a adotar o agendamento prévio para atendimentos realizados presencialmente em sua sede, na Rua Dr. Salles Oliveira, 1.028, Vila Industrial. A mudança foi possível devido ao crescimento dos canais digitais da empresa, já que diversos serviços podem ser solucionados pelas ferramentas, sem necessidade de atendimento presencial. O agendamento permitiu, também a oferta de um fluxo de atendimento presencial mais organizado à população.

Os mesmos serviços oferecidos pelo WhatsApp (19 3731-2910) podem ser acessados pelo Chatbot da Emdec, disponível no site www.emdec.com.br (em ícone com ilustração de um agente da mobilidade urbana).

Já o usuário que deseja ser atendido presencialmente deve reservar um horário pelo aplicativo da Emdec ou site, no botão “Agendar atendimento”. É preciso selecionar o serviço correto para o qual deseja atendimento, já que apenas alguns são realizados presencialmente, e, no calendário, a data e o horário escolhido, além de incluir dados como nome, sobrenome e e-mail, e finalizar a solicitação. É importante ficar atento à caixa de e-mail, pois uma confirmação do agendamento será enviada ao solicitante. Caso seja preciso alterar ou cancelar o agendamento, a informação também será compartilhada pelo endereço eletrônico, com a devida justificativa.

Em relação aos demais canais de atendimento, a Emdec também mantém o Fale Conosco Emdec Web (portal.emdec.com.br/faleconosco) e o telefone 118. E quem prefere obter orientações pessoalmente, sem agendamento, pode tirar dúvidas nos balcões no Espaço Cidadão (Paço Municipal) e nos Agiliza Campinas Barão Geraldo, Campo Grande, Nova Aparecida, Ouro Verde e Sousas.

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