O dia do vira-lata vem para celebrar todos os bichinhos, mas também para lembrar que os moradores de Campinas podem adotar animais resgatados das ruas através do Portal Animal (portalanimal.campinas.sp.gov.br).
Além disso, a adoção responsável pode ser feita nas feiras de adoção que acontecem na cidade. A próxima será no dia 11 de agosto na Lagoa do Taquaral. Os animais disponíveis para serem adotados são recolhidos pelo Samu Animal e levados ao Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal (Dpbea), onde são tratados, castrados, vermifugados e microchipados.
Conhecidos como vira-latas, os cães e gatos Sem Raça Definida (SRD) têm um dia só deles. A data é comemorada no dia 31 de julho. O vira-lata é o cão ou gato que possui uma combinação genética exclusiva, ou seja, é fruto do cruzamento de diversas raças. Apesar de ser crime, muitos destes animais são abandonados, moram nas ruas e precisam de um lar.
Critérios
O objetivo das feiras é estimular o acolhimento desses animais sob a guarda da Dpbea pela população. Os interessados em adotar passam por entrevista e, no momento de levar o animal, é importante que tenham coleira, guia para os cães e caixa de transporte para os gatos.
Além disso, os tutores devem ser maiores de 18 anos e apresentar documentos pessoais e comprovante de endereço. Mais de 300 animais esperam uma chance de conseguir um lar.