Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

Ismail Haniyeh, chefe do Hamas, é morto no Irã após ataque aéreo

Grupo palestino culpou Israel pelo bombardeio; autoridades iranianas investigam o caso
hamas

O chefe do Hamas, Ismail Haniyeh, foi assassinado em Teerã, capital do Irã, na madrugada desta quarta-feira (31). A informação foi confirmada pela Guarda Revolucionária iraniana e pelo próprio grupo palestino, que culpou Israel. Segundo eles, o líder extremista foi morto “em um ataque aéreo sionista em sua residência”.

Haniyeh foi visto publicamente pela última vez na terça-feira (30), durante a posse do presidente iraniano, Masoud Pezeshkian. No evento, ele se encontrou com o novo chefe de Estado – eleito depois da morte de Ebrahim Raisi em um acidente de helicóptero –, bem como com o líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei.

Apesar de o Hamas culpar Israel pela morte de Haniyeh, o país não se manifestou oficialmente sobre o caso. Em 2023, no entanto, as autoridades haviam prometido “destruir” lideranças do grupo palestino em resposta ao ataque no festival Universo Paralello, onde 1,2 mil pessoas foram mortas e 250 foram levadas como reféns.

“Chega de acordos imaginários de rendição. A mão de ferro que os atingirá, é a que trará paz e um pouco de conforto e fortalecerá a nossa capacidade de viver em paz com aqueles que desejam a paz. A morte de Haniyeh torna o mundo um pouco melhor”, escreveu o ministro do Patrimônio de Israel, Amichay Eliyahu, nas redes sociais.


Continua após a publicidade

Em comunicado, a Guarda Revolucionária iraniana informou que já está “investigando a causa e as dimensões do incidente” que levaram ao assassinato de Haniyeh e que irá divulgar uma conclusão nas próximas horas. Eles informaram que um guarda-costas que estava com o líder extremista também foi morto no ataque.

Ismail Haniyeh estava à frente do Hamas desde 2017. Quando chegou ao poder, ele era visto como um moderado da ala política, aberto ao diálogo com Israel. Apesar de ser líder do grupo palestino, que está predominante na Faixa de Gaza, Haniyeh vivia em Doha, no Catar, de onde comandava e acompanhava as atividades dos integrantes.

*Do SBT News

Mais lidas
célia leão deputada secretaria raphael montanaro

Cadeirante, secretária de Valinhos é retirada de voo por estar com uma almofada

drogas dic (2)

GM apreende porções de drogas e um revólver em casa de suspeito de roubo no DIC I

Papa igreja católica eleicao conclave Ágatha Depiné Unsplash

Veja, ao vivo, a transmissão do anúncio do novo Papa direto do Vaticano

temos-novo-papa

Habemus Papam! Fumaça branca anuncia que mundo já tem um novo Papa

Robert Francis Prevost Papa Leão XIV Youtube

Novo Papa é Leão XIV; saiba quem é

VEJA TAMBÉM

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.