As obras da segunda fase do VLT, em Santos, estão causando transtornos para moradores e comerciantes, na região do Centro.
Uma das interdições mais recentes aconteceu na Rua Amador Bueno. Quem tem comércio no local está sendo prejudicado, afinal os clientes não estão conseguindo chegar nas lojas.
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Santos (CDL), Marcus Rosa, cita que a obra não tem fim. “Era para ter terminado no dia 31 de outubro de 2023, pediram mais um prazo e nós estamos vendo que com esse prazo não será possível concluir”, citou Marcus.
As obras
O segundo trecho, que ligará Conselheiro Nébias ao Valongo, atualmente está em fase de obras. Serão 8 km de extensão e 12 estações, com capacidade para transportar 35 mil pessoas/dia, entre a Linha 1 (terminais Porto e Barreiros) e o terminal Valongo.
No terceiro trecho (Barreiros-Samaritá),estão previstos para serem publicados os editais de licitação das obras, que foram divididos em dois lotes. O Lote 1, que prevê a reforma da Ponte dos Barreiros, tratando da primeira fase das obras. E o Lote 2, segunda fase, que fará a ligação Barreiros-Samaritá.
EMTU
Questionada sobre a situação, a EMTU informou que ainda neste semestre será iniciada a fase de testes, procedimento necessário antes da operação padrão prevista para o primeiro semestre de 2025.
Atrasos serão analisados e a construtora será devidamente responsabilizada em relação ao prazo pactuado para a entrega de cada etapa das obras.