O Governo do Estado de São Paulo, em conjunto com o município de Artur Nogueira, iniciou o desassoreamento do Córrego Cotrins. A medida foi anunciada pelo estado através de um decreto publicado no Diário Oficial na última segunda-feira (05/08).
A ação é uma tentativa de melhorar as condições de captação de água para o abastecimento na cidade, que passa por uma crise hídrica severa. Outras medidas também estão sendo estudadas para melhorar a situação em Artur Nogueira.
Entre elas, a possibilidade de instalação de uma adutora provisória para levar água do córrego Boa Vista, para uma das estações de tratamento de água a fim de dobrar o volume de água que chega até a Estação de Tratamento.
Sem água
Os moradores do município relatam dificuldades para realizar tarefas básicas do dia a dia. A dona de uma loja de roupas contou que desde que abriu o comércio, há dois meses, não conseguiu limpar ou lavar o local em função da falta d’água.
“E para beber, estamos comprando água engarrafada, mas com a falta de água, o preço aumentou, está caro”, disse a proprietária da loja. Outra moradora disse que coleta água de alguns poços que existem na cidade. Ela também relatou “quando vem água, ela vem com qualidade ruim, cheirando mal e não conseguimos usar para lavar roupa ou tomar banho”.
Veja também
- Artur Nogueira decreta estado de crise hídrica e estabelece racionamento
- Falta de água traz transtornos e revolta moradores de Artur Nogueira
- Artur Nogueira recebe galões de água da Força Aérea durante crise hídrica
- Governo de SP decreta situação de emergência em Artur Nogueira
Crise hídrica
Artur Nogueira decretou estado de crise hídrica e de emergência no último dia 28 de junho por causa da escassez de água, falta de chuvas e estiagem severa.