Imagens: Cézar Henrique
Uma mulher de 20 anos que estava com 40 semanas de gravidez perdeu o bebê ainda na barriga na última terça-feira (06/08). Segundo a família da gestante, o caso aconteceu depois de muitas tentativas em procurar a maternidade do Hospital Mário Covas de Hortolândia.
Parentes contam que a mulher procurou a maternidade na sexta-feira (02/08) sentindo dores e contrações. Após receber atendimento médico, ela foi mandada para casa. Na segunda-feira (05/08), a gestante foi até a Unidade Básica de Saúde do Jardim Rosolem, onde recebeu o encaminhamento para a realização do parto na maternidade.
Ao chegar na maternidade ela ficou internada. Segundo os familiares, os médicos não realizaram a cesárea para que a criança nascesse de parto natural. Porém, devido à demora, o bebê acabou morrendo na barriga da mãe.
O feto só foi retirado da barriga um dia depois que a mãe tomou alguns remédios para induzir o parto. A família acusa a maternidade de negligência médica no atendimento da paciente que perdeu o filho. O pai esteve no plantão policial onde registrou um boletim de ocorrência relatando todo o sofrimento que a esposa passou.
O bebê foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de Americana, onde serão realizados os exames para comprovar a causa da morte. A mãe segue internada com hemorragia.
No Boletim de Ocorrência consta que a guia de encaminhamento de cadáver realizada pela médica do hospital declarou como possível causa da morte a “Hipóxia Fetal – diabete gestacional descompensada”.
Nota da Secretaria de Saúde de Hortolândia
Em nota, a Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Saúde, informa que, em análise inicial, foram verificados todos os protocolos e procedimentos para atendimento da paciente e não foi identificada nenhuma conduta irregular das equipes da rede municipal de saúde. Toda a assistência e acolhimento estão sendo prestados à família neste momento de tristeza. O caso segue em apuração.