fbpx
Search
Close this search box.

Projeto incentiva pescadores a retirarem lixo do oceano

Programa Mar Sem Lixo remunera pescadores pelo recolhimento de resíduos do mar

Um projeto com apoio da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (semil) está incentivando pescadores a retirarem lixo do oceano.

O programa Mar Sem Lixo executada pela Fundação Florestal (FF), remunera pescadores pelo recolhimento de resíduos do mar, ilhas e manguezais em seis municípios paulistas, localizados na Baixada Santista, litoral norte e litoral sul.

No total, 226 pescadores já fazem parte do programa em todo o litoral de São Paulo, e podem receber uma renda de até R$ 653,00 por mês a cada 100 kg de lixo retirado do mar.

“Nasci e fui criado na pesca, família de pescadores. Estamos felizes, com essa preocupação com a natureza”, citou o pescador Edenilson Batista.

📲 Participe dos canais VTV News no WhatsApp

Dentre os desafios enfrentados do projeto, está a gigantesca presença de resíduos no ambiente marinho, cujos impactos sobre o ecossistema, fauna e sobre as atividades pesqueiras já são amplamente conhecidos. Tecido, madeira, metal, plástico, vidro, borracha, petrechos de pesca perdidos são alguns dos muitos materiais encontrados no mar diariamente pelos pescadores. Estudos estimam que anualmente 25 milhões de toneladas de resíduos são despejadas nos oceanos, sendo que cerca de 80% desse volume provém de fontes terrestres, enquanto os 20% restantes têm origem em atividades marítimas.

“O projeto colaborou para a retirada de lixo do mar, foi um alto volume de resíduos”, explicou Maria Lanza, gestora da APA Marinha do Litoral.

Mais lidas

Casal sofre tentativa de assalto no Guarujá e bandidos fogem

“Arminhas” de gel são vendidas a R$ 300 no centro de SP

Ex-vereador de São Vicente é assassinado em padaria; Vídeo

Ex-secretário mata mãe e se suicida após ter cargo exonerado em Guarujá

Professora Regina Corrochel amplia vantagem à Prefeitura de Araras com 32,2%, segundo pesquisa

VEJA TAMBÉM