Uma das marcas de Silvio Santos foi ajudar milhares de pessoas, certamente um dos projetos mais conhecidos é o Teleton. O programa começou no ano de 1998, com intuito de arrecadar recursos para os pacientes que são atendidos nas unidades da AACD.
Silvio Santos disponibilizou o dia todo de programação do SBT para ajudar as pessoas. Desde então, o Teleton segue o calendário anual e virou uma marca de solidariedade, em que milhares de pessoas realizam doações.
A AACD divulgou uma nota na íntegra lamentando a morte de Silvio Santos.
Confira a nota na íntegra
A AACD, em nome de todos os seus pacientes, colaboradores e voluntários, recebe com profunda tristeza a notícia da morte de Silvio Santos. Maior nome de todos os tempos da televisão brasileira, o apresentador e empresário é figura fundamental na história da Instituição. No fim dos anos 90 do século passado, ele abriu as portas do SBT, uma das principais emissoras do Brasil, para a realização da Campanha AACD Teleton, maratona de solidariedade que se consolidou como a maior do país e segue no ar até hoje, beneficiando milhares de pessoas com deficiência física de todas as partes da nação.
Por meio do Teleton e graças ao poder de comunicação de Silvio Santos, a AACD conseguiu arrecadar fundos para construir 10 unidades em diferentes partes do Brasil. No total, já foram viabilizados mais de 15 milhões de atendimentos a pacientes da AACD com o valor arrecadado ao longo da história do Teleton.
Além disso, graças ao poder de comunicação de Silvio Santos, o Teleton transformou a história da pessoa com deficiência no Brasil. Em 1998, quando a campanha começou, a causa tinha pouca ou quase nenhuma visibilidade. Hoje podemos ver esse cenário completamente diferente, com esse público tendo muito mais oportunidades de trabalhar, estudar, se divertir e viver uma vida plena.
Silvio Santos, vá em paz. Você está eternamente nos corações de todos nós. A sua solidariedade será sempre lembrada e honrada por todos nós. Você estará para sempre presente em cada sorriso dos pacientes, colaboradores e voluntários da AACD.