Os estoques críticos de sangue no Hemocentro da Unicamp já estão impactando as cirurgias eletivas da Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar. Uma cirurgia precisou ser adiada na tarde desta sexta-feira (16/08), no Complexo Hospitalar Prefeito Edivaldo Orsi (Hospital Ouro Verde).
A Rede não descarta a possibilidade de, na próxima semana, adiar outros procedimentos e apela à população para que doe sangue. A cirurgia, de fêmur, foi adiada para a próxima segunda-feira, mas a realização do procedimento ainda dependerá da disponibilidade de sangue.
Diante da situação, a Prefeitura vai consultar a Justiça Eleitoral sobre a possibilidade de utilizar as redes sociais para fazer uma campanha de sensibilização junto à população para a doação de sangue. Por causa do período eleitoral, as publicações nas redes sociais do governo municipal estão suspensas.
Locais de doação
Hemocentro da Unicamp
Endereço: Rua Carlos Chagas, 480, Cidade Universitária
Quando: de segunda a sábado, das 7h30 às 15h (inclusive feriados)
Hospital Mário Gatti
Endereço: Avenida Prefeito Faria Lima, 340, Parque Itália
Quando: de segunda a sábado, das 7h30 às 15h (inclusive feriados)
Regras para doar
- Podem doar pessoas que tenham entre 18 e 69 anos. Quem tem 16 ou 17 anos deve apresentar consentimento formal e presencial dos pais.
- Pessoas com mais de 60 anos que nunca doaram não podem fazer pela primeira vez.
- Doadores devem pesar mais de 50 quilos.
- Para fazer a coleta, o doador não deve estar em jejum, mas evitar alimentos gordurosos e, se for depois do almoço, esperar três horas após a refeição.
- Doador não pode fumar duas horas antes ou depois da colheita do sangue.
- Alcoolistas crônicos, portadores de sífilis, malária ou doenças de chagas, pessoas com sintomas respiratórios, grávidas, puérperas ou mulheres amamentando não podem doar.
- Também não podem doar pessoas que tenham se exposto a situações de risco de doenças sexualmente transmissíveis, tenham histórico de consumo de drogas injetáveis, tenham realizado exame de endoscopia há menos de seis meses ou tenham contraído hepatite após os 11 anos de idade.
Foto: Fernanda Sunega