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Porto de Santos bate novos recordes em julho

O açúcar e a soja em grãos se destacam entre os produtos do agronegócio mais movimentados no mês

O Porto de Santos registrou a maior marca histórica mensal, no mês de julho deste ano, em que movimentou 16,3 milhões de toneladas, ou seja, um aumento de 6,9% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram movimentadas 15,3 milhões de toneladas.

Esse desempenho elevou o acumulado do ano para 105,5 milhões de toneladas, representando um crescimento de 9,7%. O presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, comemorou os resultados, destacando o comprometimento do porto com a eficiência e inovação.

“Os recordes atingidos reafirmam nosso compromisso em manter o Porto de Santos como referência em movimentação de cargas, sempre buscando inovação nas operações”, disse Anderson Pomini.

Agronegócio impulsiona movimentação de cargas

Entre os produtos que se destacaram no período, as cargas do agronegócio lideraram o crescimento. O açúcar e a soja em grãos foram os protagonistas, com movimentações expressivas. Em julho, o açúcar atingiu 2,7 milhões de toneladas, um aumento de 23,1% em comparação ao ano anterior, acumulando 14,8 milhões de toneladas nos primeiros sete meses de 2024, o que representa uma alta de 43,1%. A soja em grãos movimentou 2,4 milhões de toneladas no mês (+18,4%), totalizando 26,2 milhões de toneladas no acumulado do ano, embora com leve queda de 2,0%.

Outros produtos também contribuíram, significativamente, para o desempenho do porto. O embarque de café em grãos somou 197,9 mil toneladas em julho, um aumento expressivo de 49,0% em relação ao ano anterior, acumulando 1,4 milhão de toneladas (+60,0%) em 2024. A carne registrou um crescimento de 59,5% no mês, com 246,5 mil toneladas movimentadas, e no acumulado do ano, somou 1,4 milhão de toneladas (+32,0%).

A celulose teve alta de 35,0% em julho, com 661 mil toneladas, acumulando 4,5 milhões de toneladas no ano (+7,9%). Vale destacar, também, as descargas de fertilizantes, com 725,9 mil toneladas (+37,8%) no mês e 4,0 milhões de toneladas (-4,0%), no acumulado; e suco cítrico, com 246,8 mil toneladas (+7,7%) em julho e 1,4 milhão de toneladas nos 7 primeiros meses do ano (-5,1%).

Além dos granéis sólidos, as cargas conteinerizadas também obtiveram desempenho notável. Em julho, foram movimentados 492,6 mil TEU (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés), representando um crescimento de 17,2% em relação ao mesmo mês do ano passado. No acumulado do ano, o volume atingiu 3,0 milhões de TEU, um aumento de 16,6%, registrando a melhor marca histórica tanto para julho quanto para o período acumulado.

No geral, os embarques atingiram no mês, 11,9 milhões de toneladas, um crescimento de 3,4% e no acumulado do ano, 78,5 milhões de toneladas, 9,6% acima do mesmo período de 2023. Já as descargas somaram 4,4 milhões de toneladas, ficando 17,9% acima do apurado em julho do ano anterior e o acumulado do ano chegou a 26,9 milhões de toneladas, apresentando crescimento de 9,9%.

Granéis Sólidos

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Os granéis sólidos somaram, nos sete primeiros meses do ano, um total de 54,7 milhões de toneladas, um aumento de 3,6% sobre igual período em 2023, melhor marca acumulada no período. A participação por carga nesse segmento foi de 51,1% para a soja em grãos; 22,5% para o açúcar; 10, 7% para a soja peletizadas; 7,2% para o adubo e 2,6% para o milho.

Granéis Líquidos

Os granéis líquidos somaram nesse período 11,3 milhões de toneladas, crescimento de 4,7% e, também, a melhor marca para o período. Destacaram-se nesse segmento a gasolina, com 166,7 mil toneladas (+293,9%) no mês e 489,7 mil toneladas (+79,7%) no acumulado do ano; e óleo diesel e gasóleo, com 211,0 mil toneladas (+102,9%) no mês e 790,0 mil toneladas (+23,7%) no acumulado do ano. A participação por carga nos granéis líquidos foi de 4,9% para o óleo diesel e gasóleo; 3,7% para o óleo combustível; 2,4% para os sucos cítricos; 1,4% para a gasolina;1,1% para a soda cáustica; e 1,1% para o álcool.

Em termos de atracações, julho registrou 477 navios (+3,0%), somando 3.254 embarcações nos primeiros sete meses do ano (+4,1%), consolidando ainda mais o Porto de Santos como um dos principais hubs logísticos do Brasil.

Corrente Comercial

O Porto de Santos também manteve uma forte presença no comércio exterior, participando de 28,6% da corrente comercial brasileira, com a China sendo o principal parceiro comercial, responsável por 29,2% das transações. São Paulo, com 53,1%, permanece como o Estado com maior participação nas transações comerciais com o exterior, por Santos.

Sobre a Autoridade Portuária de Santos

A Autoridade Portuária de Santos é uma empresa pública vinculada ao Ministério dos Portos e Aeroportos. É responsável pelo planejamento logístico e pela administração da infraestrutura do Porto Organizado de Santos, o maior da América Latina, por onde passam aproximadamente 30% das trocas comerciais brasileiras. O complexo portuário está localizado a 70 quilômetros da Grande São Paulo e possui 55 terminais, sendo 41 arrendamentos, 8 retroportuários e 6 terminais de uso privado (TUPs), situados em duas margens, uma em Santos (direita) e outra em Guarujá (esquerda).

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