A cidade de Leme, no interior de São Paulo, completa 129 anos de fundação nesta quinta-feira, dia 29 de agosto. Fundado em 1895, o município tem hoje uma população de 98.161 pessoas. Em 2023, teve receita bruta de R$ 562,6 milhões.
Leme possui 402.871 quilômetros quadrados de área territorial e um PIB per capita de R$ 38.964,09. O salário médio mensal dos trabalhadores formais, em 2022, era de 2,4 salários mínimos. O nome da cidade é uma homenagem ao cidadão Manuel Leme. (Confira a história completa abaixo)
História de Leme
No dia 1º de maio de 1875 a Companhia Paulista e o Governo da Província começaram a construção de um ramal que, partindo de Cordeiros e passando por Araras e Pirassununga, chegasse até o Rio Mogi Guaçu (Porto Ferreira). Essa construção começou a 18 de fevereiro de 1876. No dia 10 de abril de 1877 franqueava-se a primeira secção, de Cordeiros a Araras, e no dia 30 de setembro do mesmo ano era inaugurada a Estação de Manuel Leme.
Antes que a estrada de ferro chegasse na Fazenda Palmeiras (pertencente à família Leme), o português de nome Manoel Gomes Neto, fornecedor de trabalhadores da referida estrada, construiu um pequeno rancho nas terras de Manuel Leme, onde montou um pequeno comércio. Foi neste núcleo que começou a aglomeração de outras pessoas, movidas pela chegada da estrada de ferro.
Construção da capela
Em vista do desenvolvimento sempre crescente do novo núcleo, diversas pessoas tiveram a iniciativa de fundar uma capela, cujo o nome homenageou o cidadão Manuel Leme.
No dia 26 de dezembro de 1889, logo após o advento do regime republicano, um ato do Governador do Estado, Prudente de Morais, criava o distrito Policial da Estação de Leme, no município de Pirassununga.
Um ano depois, em 1891, do Governador do Estado, Jorge Tibiriçá, era criado o distrito de Paz da Estação Leme.
Assim, Leme foi crescendo e se desenvolvendo até que contando com mais ou menos 800 habitantes, iniciou-se a campanha para a sua elevação a município, alcançada no dia 29 de agosto de 1895.
Veja também: