O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) lançou o programa Rotas do Vinho de São Paulo na noite desta quarta-feira (28), no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. Cinco rotas foram traçadas para os visitantes conhecerem os sabores e belezas da cultura vinífera do estado, incluindo a Rota do Circuito das Frutas (Jundiaí e região) e Rota da Alta Mogiana (Ribeirão Preto e região). Ao todo, serão 55 vinícolas envolvidas.
Outras 11 vinícolas foram organizadas como enodestinos e estão localizadas em dez municípios: Campinas, Piracicaba, Águas da Prata, Amparo (2), Leme, Penápolis, Bofete, São Paulo, São Miguel Arcanjo e Ribeirão Branco.
O programa nasceu após a interlocução do Governo de São Paulo com o empresariado do interior paulista e produtores de vinho. O estado registrou um aumento de 800% no número de videiras destinadas à vitivinicultura em 2023.
A iniciativa conectou o conjunto de 66 vinícolas, inclusive premiadas, que oferecem, além do vinho que é produzido, experiências para os visitantes e turistas.
Confira as outras regiões:
- Rota dos Bandeirantes (São Roque e região)
- Rota Serra dos Encontros (Espírito Santo do Pinhal e região)
- Rota do Alto da Mantiqueira (São Bento do Sapucaí e região)
Mais sobre Rotas do Vinho
O programa Rotas do Vinho de São Paulo abre oportunidades para novos negócios também para municípios localizados num raio de até 50 quilômetros das áreas produtoras, que acabam beneficiados a partir do empreendedorismo local alimentado pela cadeia produtiva do vinho. Pelo projeto, além das vinícolas, outros empreendimentos relacionados poderão acessar as linhas de crédito da Desenvolve-SP, agência de fomento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) para alavancar seus negócios.
A expectativa é que o movimento econômico gerado pelas rotas possa fomentar empreendimentos como hospedagens, restaurantes e outros tipos de comércios e serviços, além de atrair mais empresas relacionadas ao segmento, visando gerar renda, emprego e crescimento no estado. Hoje, São Paulo representa mais de 11% dos empregos do Brasil na área de fabricação de vinhos. A expectativa é que as Rotas do Vinho aumentem essa geração de trabalho no estado.
Todas as informações sobre as rotas e os destinos para os turistas que querem conhecer e vivenciar o melhor da cultura vitivinícola do estado estão disponíveis na página https://rotasdovinho.sp.gov.br.