O mês de agosto é dedicado à conscientização sobre a importância do aleitamento materno e na Suzano, empresa de papel e celulose, as colaboradoras que são mães, gestantes ou puérperas recebem cuidados e práticas que incentivam e promovem a amamentação. As ações não acontecem apenas durante o Agosto Dourado, mas em todos os meses do ano. Na unidade de Limeira, as mulheres que são mães contam com uma sala de apoio ao aleitamento materno e acompanhamento de enfermeiras e nutricionistas.
Entre as iniciativas, que fazem parte do programa Suzano Faz Bem, estão as salas de apoio à amamentação, presentes em todas as unidades da empresa no Estado de São Paulo. A colaboradora Laís Pasqualini é engenheira de produção e utiliza a sala de amamentação. Ela é mãe do Gael de 7 meses e acabou de voltar da licença-maternidade. Para Laís, a sala tem sido essencial neste momento.
“Faz toda a diferença ter esse apoio da Suzano, principalmente agora na volta ao trabalho. Eu tenho a oportunidade de retirar o leite em um local higiênico que também promove um momento de aconchego. Além disso, é possível trazer nossos bebês e amamentá-los aqui. A importância que a Suzano oferece para as lactantes e mães traz benefícios nesse processo de retorno ao trabalho”, conta Laís.
No espaço elas podem retirar e armazenar o leite de maneira confortável, segura e adequada. A sala é equipada com uma poltrona, equipamentos para auxiliar na retirada do leite e um freezer para o armazenamento na temperatura correta.
Uma das maiores preocupações das mulheres mães quando retornam ao trabalho é a questão da continuidade da amamentação. “Na Suzano, acreditamos que é fundamental gerar e compartilhar valor, por isso pensando na saúde e bem-estar dessas mulheres e de seus filhos, procuramos dar todo o suporte para que nossas colaboradoras consigam continuar amamentando seus bebês, mesmo após retornar às atividades profissionais”, afirma Marcelo de Mello, diretor de Segurança, Saúde, Qualidade de Vida e Facilities da Suzano.
Além disso, as colaboradoras, durante a gestação, recebem um kit maternidade e um kit amamentação, com frasqueira térmica, adaptador e frascos para auxiliar no armazenamento do leite materno.
Marcela Passucci, analista de logística na Suzano, utilizou por muito tempo a sala de apoio à amamentação e também destaca a importância do espaço. Ela é mãe da Isis Maria, que atualmente tem 1 ano e 9 meses e considera a estrutura um diferencial da empresa.
“Foi excelente ter esse espaço de privacidade e apoio para que eu continuasse amamentando e mantendo essa conexão com a minha filha mesmo após a volta ao trabalho. Por meio dessa iniciativa, tive acesso à sala e isso me ajudou muito no processo de aleitamento. Amamentei minha filha até 1 ano e 4 meses”, relata a analista de logística.
Marcela acredita que com essa iniciativa as mães conseguem ter mais segurança e tranquilidade no momento do retorno ao trabalho, após o período de licença-maternidade. “É uma ação que promove um olhar pessoal, trazendo para o mundo corporativo uma visão mais empática com o momento que cada colaborador vive”, destaca.
Para a colaboradora, o espaço foi acolhedor e importante, já que contribuiu positivamente para que a ela conseguisse manter a rotina de trabalho e também se dedicasse a amamentação sem precisar parar de oferecer leite materno a sua filha antecipadamente.
As mães da Suzano também possuem acompanhamento com enfermeira obstetra e nutricionista nos períodos de gestação e puerpério, além de licença-maternidade estendida de seis meses, auxílio-creche e auxílio para filho com deficiência. A parentalidade também é um ponto de incentivo da empresa, colaboradores que são pais têm a licença-paternidade estendida para 20 dias.
Recomendação
De acordo com a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), os bebês devem ser alimentados exclusivamente com leite materno até os seis meses de idade. Mesmo após a introdução dos primeiros alimentos sólidos, o ideal é que a amamentação continue até, pelo menos, os dois anos de idade.
Sobre a Suzano
A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, líder no segmento de papel higiênico no Brasil e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras a partir de matéria-prima de fonte renovável.